Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, acompanhado de membros de sua equipe e vereadores, anunciou no palco a apresentação da dupla, Israel e Rodolfo, para o público presente na Praia da Arnos. Assim foi aberto oficialmente, por volta das 19h30, o Palmas Carnaval 2014, neste sábado, 1º. O Carnaval é realizado pela Prefeitura de Palmas, através da Fundação Cultural (FCP). “Que esta festa seja da família e com muita responsabilidade”, disse Amastha.

Antes do show os personagens Pierrô, Colombina e Arlequim fizeram apresentação teatral, resgatando a história do Carnaval. Integrantes de uma trama cheia de sátira social, os três papéis representam serviçais envolvidos em um triângulo amoroso: Pierrô ama Colombina, que ama Arlequim, que, por sua vez, também deseja Colombina. A história do trio enamorado sempre foi um autêntico entretenimento popular de origem influenciada pelas brincadeiras de Carnaval.

Atenta à apresentação, a professora Ana Cristina elogiou a iniciativa. “Muito bonito, maravilhosa a história do Carnaval. Nós filmamos e mandamos o vídeo para amigos na Espanha, pois, isso é cultura, é informação”, ressaltou.

Já a atração nacional, Israel e Rodolfo, animou o público cantando seus maiores sucessos e ainda algumas marchinhas carnavalescas. Repertório que agradou a funcionária pública, Lucineide Sousa. Para ela a festa estava bem familiar. “Adorei a apresentação teatral e a dupla tem um ótimo repertório”, disse.

Segurança

O comerciante José Mauricio chegou ao circuito do Carnaval, pilotando sua moto, acompanhada da esposa, Antônia Lustosa, que não usava capacete na hora da abordagem. Mauricio foi multado em R$ 180. “Eu estava apressada e esqueci o capacete, mas tem que alertar mesmo as pessoas sobre os riscos de acidentes”, explicou.

O procedimento é resultado da blitz educativa e punitiva realizada na entrada d portal da folia na Praia das Arnos. “Estamos buscando uma cultura de paz no trânsito com a preservação da vida”, justificou o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito, Claudemir Portugal.