Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jeeferson Ferrari Prefeito Laurez Moreira Prefeito Laurez Moreira

A realização do Carna Gurupi 2014 teve um saldo bastante positivo em relação ao carnaval realizado no ano passado. É a conclusão que chegou o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSB) ao fazer um balanço sobre a folia Momo deste ano.

 “Estamos muito felizes, pois conseguimos realizar com sucesso o Carna Gurupi 2014. Nosso carnaval foi coroado de pleno êxito, graças, principalmente, às parcerias que realizamos  com o Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, do Governo Estadual e de empresários locais, bem como, da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Detran e as secretarias municipais  de Gurupi, em especial, à Secretaria de Cultura, sob a coordenação da secretária Zenaide Dias da Costa”, afirmou o prefeito.

Laurez destacou ainda que a festa de carnaval deste ano, além de muito animada, foi segura e teve a participação dos blocos, dos gurupienses e dos turistas que acreditaram no trabalho realizado pela Prefeitura.  O prefeito aproveitou para agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para o sucesso da realização do evento.

A secretária de Cultura de Gurupi, Zenaide Dias da Costa, também comentou sobre o Carna Gurupi 2014. “Foi uma festa trabalhosa, mas o  resultado foi gratificante graças a união de esforços dos parceiros envolvidos.  Superamos as expectativas e se a festa desta ano foi melhor  do que a do ano que passou. Para o carnaval de 2015 pretendemos realizar uma festa ainda maior”, afirmou Zenaide.

Durante todas as noites, equipes da Secretaria Municipal de Saúde que  trabalham no Programa Municipal DST/Aids, distribuíram preservativos no Circuito da Folia para os foliões. 

Festança

A programação do Carna Gurupi 2014, começou a partir do dia 21 de fevereiro, com a realização do  Grito de carnaval da terceira idade,  Centro Cultural Mauro Cunha, promovido pela Secretaria do Idoso. Já no dia seguinte, aconteceu a escolha da Rainha e Rei Momo 2014 – 20h na Praça do Centro  Cultural Mauro Cunha, com animação das bandas Véi de Bengala e Convidados, Skema do Brasil, Mistura Nativa, banda Eclipse.

Já  no dia 25 de fevereiro, no Centro Cultural Mauro Cunha, com o apoio do Sebrae, houve um encontro   com os vendedores ambulantes e prestadores de serviço  que iriam atuar durante o  Carna Gurupi 2014, com a realização de palestra motivacional com  Fabrício Graciolli, bem como, informes gerais por parte do Departamento da Vigilância Sanitária do Município

Na  tarde  de sexta-feira (28/02), aconteceu a  Blitz Educativa com o bloco da Secretaria Municipal de Saúde, saindo da sede da Secretaria , percorrendo a Avenida Goiás e indo até  o Stand da Saúde, na Rua 09. Na oportunidade também  foram repassadas informações pela equipe do Detran sobre a prevenção de acidentes no trânsito. À noite, no Circuito da Folia, aconteceu a apresentação dos blocos e shows com o pessoal do com  Kuarto de Empregada Chico Chokolate e Banda.

O sábado de carnaval em Gurupi, começou às 16 horas, com a Matinê do Veneza, na Rua 10 com a Avenida Pará, tendo animação da Banda Eclipse. À noite aconteceu a abertura oficial do Carna Gurupi 2014, com a participação especial de integrantes da Academia Ativa, grupo de crianças e da terceira idade, jovens da quadrilha Rancho velho, tendo à frente a Banda Jardineira, tocando machinhas tradicionais de carnaval. Logo em seguida houve a apresentação dos blocos e shows com a dupla Cleber & Cauan e Banda Skema Brasil. Enquanto isso, a banda  Tri-show, animava o carnaval no Distrito do Trevo da Praia

Com Matinê para as crianças às 17 horas, começou a programação de domingo de carnaval em Gurupi, no  Circuito da Folia, concurso  que escolheu a melhor fantasia mirim para crianças de  até 12 anos, sob a organização Secretaria de Esportes e Academia Ativa. Já o público adulto participava da Matinê do Veneza, com a Banda Skema Brasil.

A segunda-feira de carnaval começou às 17 horas, com show animado pela Banda Ki Levada, na Matinê do Veneza e apuração da pontuação dos blocos  no Camarote Oficial, tendo sido  eleito o grande campeão o  bloco “Pega Pra Capá”. Na segunda posição ficou o Bloco “Os Enforcados” e, em terceiro Lugar, o Bloco “TÔ Nem Ai´”. À noite, o prefeito Laurez Moreira entregou a premiação aos blocos vencedores do Carna Gurupi 2014. Houve o desfile dos blocos campeões e show  com as bandas Mil Wolts e Balangandaya.

Na terça-feira de carnaval aconteceu o tradicional encontro dos  blocos, shows com as bandas Mistura Nativa e Amigos do Samba. (Secom Gurupi)