Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Os editais contemplam áreas como audiovisual, literatura, música e artes cênicas

Os editais contemplam áreas como audiovisual, literatura, música e artes cênicas Foto: Manoel Lima

Foto: Manoel Lima Os editais contemplam áreas como audiovisual, literatura, música e artes cênicas Os editais contemplam áreas como audiovisual, literatura, música e artes cênicas

As inscrições para os Editais de Incentivo à Cultura estão abertas até a próxima sexta-feira, 14. Os editais contemplam as áreas de Artes Cênicas, Audiovisual, Saber Indígena, Artes Visuais, Literatura, Música, Saber Popular Tradicional e do Artesanato e Programa de Infraestrutura Cultural. O recurso disponível totaliza um valor de R$ 5, 1 milhões e atende às diversas áreas de produção e difusão cultural do Estado, tanto em premiações, quanto patrocínios.

Os editais, publicados na edição nº 4.018 do Diário Oficial do Estado (DOE), homenageiam personagens da cultura tocantinense como Arnaud Rodrigues, Dalva Braga, Maximiano da Mata Teixeira, Kathiê Tejeda, Mestre Dió e Idjarurí Karajá. Mais de 145 projetos serão selecionados com o objetivo de distribuir recursos públicos voltados à cultura, de forma democrática e descentralizada.

“Os editais esse ano não têm áreas muito especificas, eles englobam categorias mais abrangentes. Então, se o artista, técnico ou produtor cultural, trabalha, por exemplo, na área da música, ele pode fazer desde um CD, uma gravação de um DVD, um show, ou uma capacitação, uma pesquisa, enfim... Ele vai colocar o que ele quer, o sonho dele como artista, em um projeto e enviar para a comissão julgadora”, disse o o secretário geral de elaboração e organização dos Editais do Fundo Cultural, Cláudio Nogueira Carneiro.

Conforme Carneiro, é importante destacar que pela primeira vez as prefeituras têm a oportunidade de enviar projetos para construção, reforma ou ampliação de museus e outros espaços culturais. “Esse recurso vai financiar equipamentos necessários para que todos os artistas beneficiados pelos demais editais possam circular pelo interior do Estado”, explicou.

Inscrição

A inscrição é feita com o preenchimento do formulário padrão, disponível no site da Fundação Cultural do Tocantins, que deverá ser encaminhado com o Projeto Técnico. Os projetos devem ser protocolados na sede da Seduc até às 18h30 do último dia de inscrição ou postados nos Correios, também até o dia 14 de março. (Ascom Seduc)