Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com a Secretaria da Saúde do estado (Sesau), começa nesta segunda-feira (10) e segue até terça (11), no Campus de Araguaína, o V Seminário de Malária do Tocantins. O evento vai reunir estudantes, professores e profissionais da área da saúde além de secretários de saúde dos municípios tocantinenses, membros do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO). O objetivo é discutir estratégias para acelerar a eliminação da transmissão da malária no estado.

O Brasil é o país com mais casos da doença no continente, sendo que a maior parte deles se concentra na Amazônia Legal. Graças a uma redução de 97% nos últimos dez anos - de 1,2 mil casos notificados em 2003 para apenas 34 em 2013 - o Tocantins é atualmente o estado da região com o menor número de casos da infecção, que é causada pelo parasita plasmódio e transmitida pelo mosquito do gênero Anopheles.

Apesar disso, conforme explica o coordenador do evento e professor do Curso de Medicina da UFT, Neilton Araújo, o Tocantins recebe ainda muitos pacientes com malária, fato que exige atenção para evitar que a doença continue a ser transmitida.

 Entre os casos notificados no TO de 2003 a 2013, a maior parte teve como local de infecção outros estados e países como a Guiana, a Guiana Francesa, o Pará e o Maranhão, motivo que levou o Tocantins a não apresentar nenhum município com Incidência Parasitária Anual (IPA) de alto ou médio risco.

A maioria dos municípios foi enquadrada como área sem risco de transmissão, e apenas dez foram classificados como de baixo risco devido aos casos notificados. "Vamos firmar um compromisso de gestão para que o Tocantins seja o primeiro estado da região a eliminar a transmissão da malária", afirma Araújo.

Programação

Segunda-feira, 10

19h - Recepção, inscrições e entrega de material

20h – Apresentação do contexto epidemiológico da malária no Tocantins (Marco Aurélio de Oliveira Martins, Gerência de Núcleo da Malária da Sesau-TO)

20h40 – Abertura solene: Ministério da Saúde, Sesau-TO, UFT, IOC-Fiocruz, Cosems-TO, Conasems, Conass, ATM, Prefeitura de Araguaína

Terça-feira, 11

8h - Situação da malária no Brasil (Poliana de Brito Ribeiro eEduardo Saad, Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Malária, Ministério da Saúde)

9h30 - Mesa-redonda: Compromissos, desafios e parcerias no controle e prevenção da malária no Tocantins. 

Participantes: Léo Bento (chefe da Unidade Avançada de Araguaína do Ibama); Gilmar Alves Castro (Chefe da Unidade Avançada de Araguaína do Incra); Rogério Rios Coelho (Gerência de Núcleo de Entomologia Médica, Sesau-TO). Mediadora: Ruth Paranaguá (Comunicação UFT)

11h - Intervalo

11h15 - Debate e sistematização das propostas 

12h30 – Intervalo

14h - Experiência exitosa na vigilância e controle da malária em Caseara (Lilian Lopes de Souza)

14h30h - Mesa-redonda: O papel da gestão na vigilância e eliminação da transmissão da malária no Tocantins.
Participantes: Cosems-TO, Sesau-TO e UFT
Mediador da mesa: representante do Conasems 

Cosems-TO - O papel do município na vigilância da malária (Rubens Carlos Neves)
Sesau-TO - A Sesau e o monitoramento da vigilância da malária no Tocantins (Ruth Paranaguá)
UFT - A Universidade e o esforço para a eliminação da malária no Tocantins (Prof. Neilton Araújo)

15h30 - Debate com plenário 

16h30 - Carta de compromisso para acelerar a eliminação da transmissão da malária no Tocantins (Prof. Neilton Araújo)

17h - Encerramento e entrega de certificados