Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O senador Ataídes Oliveira (PROS/TO), coordenador da Bancada Federal do Tocantins no Congresso Nacional, reuniu-se nesta terça, 11, durante almoço, com o ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Aloísio Mercadante, e a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvati. Em pauta, cinco propostas apresentadas pelo parlamentar que irão beneficiar diretamente o Estado, como construção de creches e pavimentação de rodovias.

Ataídes Oliveira, que também é vice-presidente nacional do PROS e presidente regional do Partido, disse que Mercadante foi sensível aos pedidos do Estado. Uma das solicitações do senador é a construção de creches em 26 municípios que ainda não possuem esses estabelecimentos. Oliveira também solicitou recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras da BR-242, BR-153 e da BR-010, consideradas de extrema importância para o Estado.

“Mercadante nos garantiu, como prioridade, a construção das creches e a conclusão da pavimentação da BR-010, mas disse que vai analisar com atenção os demais pedidos. Estou convencido de que há disposição do Governo Federal em atender as reivindicações do nosso Estado, que vem sendo destruído pela má gestão dos seus governantes nos últimos anos”, afirmou o senador.

Relação de pedidos

1) Construção de creches para os municípios de: Aparecida do Rio Negro, Barra do Ouro, Carmolândia, Carrasco Bonito, Caseara, Chapada da Natividade, Cristalândia, Itaporã do Tocantins, Jaú do Tocantins, Lavanderia, Lizarda, Muricilândia, Nova Rosalândia, Novo Alegre, Novo Jardim, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Piraquê, Porto Alegre do Tocantins, Presidente Kennedy, Rio dos Bois, Rio Sono, Santa Maria do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Salvador do Tocantins e Tupirama.

2) Inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das obras de pavimentação asfáltica do trecho Tocantinense da BR 242, que ligará Bahia a Mato Grosso, passando pela Ilha do Bananal.

3) Inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da obra de Construção da BR-010/TO, no subtrecho: Ent. TO-020 (Aparecida do Rio Negro) – Div. TO/MA (Goiantins), entre o km 490,1 e o km 816,8, numa extensão de 326,7 km. Este segmento teve suas obras iniciadas através de convênio com o Governo do Estado, mas foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 2008.

4) Inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das obras de duplicação da BR-153 no trajeto que corta o Estado do Tocantins. A rodovia é considera da espinha dorsal do transporte no Brasil.

5) Priorização de recursos da ordem de R$ 85 milhões junto ao Ministério da Integração Nacional, a serem destinados à Implantação de sistema de macrodrenagem nos córregos Baixa, Água Funda, Neblina, Canindé e outros trechos no município de Araguaína.