Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O projeto de extensão "Caravelas, ventos que sopram histórias e trazem teatro" continua com as inscrições abertas para a sequência de aulas teatrais deste ano. Até o dia 21 de março, jovens a partir de 14 anos de toda a comunidade interessados em artes cênicas podem se inscrever para participar das aulas ministradas pelo estudante do Curso de Artes-Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Lucas Justino, e coordenadas pela professora Daniela Rosante. O projeto faz parte de uma parceria firmada com o Ponto de Cultura Ideia Cultural.  

O curso segue de março a dezembro e o resultado será a montagem de várias apresentações teatrais de curta duração (esquetes). As aulas acontecem aos domingos, das 9h ao meio-dia, no Ponto de Cultura Ideia Cultural (Quadra 603 Sul, Alameda 05, Lote 2A, Palmas/TO). As inscrições podem ser feitas no local, de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h, ou aos domingos no horário das aulas.

Trajetória

Em 2013, as aulas ministradas pelo professor Marcial Azevedo dentro do mesmo projeto resultaram no espetáculo "O Saci", apresentado em dezembro no Teatro Fernanda Montenegro. "O Saci" refletia sobre a escravidão no Brasil, se apropriando da trajetória do personagem folclórico como metáfora. Na história, o negrinho nascido no continente africano é capturado por um caçador e trazido ao país por um navio negreiro. Assim, as aventuras do personagem folclórico desenrolavam a narrativa.