Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Secretaria Estadual da Educação e Cultura (Seduc) pronunciou-se sobre a alegação de alunos da Escola Estadual Floresta, do distrito de Campo Alegre, no município de Paranã, na região sudeste do Tocantins, de que não estariam recebendo seus certificados de conclusão de ensino. A Seduc informou ao Conexão Tocantins que a emissão de certificados de conclusão do ensino médio é de responsabilidade das escolas, com registros na Diretoria de Gestão e Formação (DRGF) e pontua que problemas fiscais não impedem a unidade de ensino de efetuarem a emissão dos diplomas.

Segundo a Seduc, caso a unidade de ensino esteja com problemas fiscais, que podem impedí-la de regularização, a unidade deve montar processo de convalidação de estudos junto ao Conselho Estadual de Educação.

Entenda o caso

No Distrito de Campo Alegre, Paranã, a 304 km de Palmas, alunos da Escola Estadual Floresta afirmaram ao Conexão Tocantins na segunda-feira, 10, que diversos alunos não recebem certificados há anos e estariam sendo prejudicados, segundo eles a escola sempre afirma que por motivos de pendências tributárias não podem estar emitindo os diplomas.

Segundo a atual diretora da escola, Lisangela Cardoso Pereira, que tomou posse na gestão da escola a menos de um mês, afirmou ao Conexão Tocantins que a escola está há quase quatro anos sem pagar  imposto de renda. “O antigo gestor irá no contador  parcelar  o imposto para podermos quitar a primeira parcela. Só poderemos fazer o pedido dos certificados quanto começarmos a quitar”, afirmou a diretora.

A Seduc informou ao Conexão Tocantins que a Diretoria de Gestão e Formação de Arraias (DRGF), a qual a escola está submetida, já está orientada a prestar o apoio necessário à escola.

Confira a abaixo a íntegra da nota da Seduc.