Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

A Secretaria  Municipal de Segurança, Defesa Civil e Trânsito (SMDCT) apresentou na tarde desta quarta-feira, 12,  em coletiva à imprensa, o balanço de um ano da Operação Lei  Seca eu Apoio, correspondente ao período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2013. De acordo com dados do Projeto Vida no Trânsito e parceiros, houve uma diminuição de 25% de acidentes com vítimas fatais em 2013, comparados ao ano de 2012.  Naquele ano foram registrados 12 óbitos, já em 2013, nove  óbitos.

A Operação Lei Seca Eu Apoio é uma ação integrada com foco em alcoolemia em dias e locais de elevada incidência de acidentes de trânsito.

Nos casos de acidentes graves e fatais, no primeiro trimestre de 2013 houve uma redução de 23% em relação ao mesmo período de 2012. Já no segundo semestre houve uma redução de 15%.

No primeiro trimestre de  2012 foram registrados 17 acidentes e em 2013, esse número caiu para 13 acidentes. No segundo trimestre de 2012, foram contabilizados 20 acidentes graves contra 17 acidentes graves em 2013.

Para o prefeito Carlos Amastha, os números indicam que a sociedade está se conscientizando sobre os riscos de beber e dirigir. “Hoje a Lei Seca é uma realidade na Capital e é aceita pela população. Vamos atuar com prevenção mas, se for preciso, aplicaremos a lei com todo rigor”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, a obrigação do Município é cuidar da cidade como um todo. Ele citou ainda a melhoria no transporte público da Capital com a implantação do BRT, como um fator positivo para a redução de acidentes, pois a população poderá usar mais o transporte coletivo em substituição ao carro.

Para o chefe do executivo a diminuição dos índices de acidentes com vítimas fatais na Capital será uma meta a ser melhorada a cada dia. “Estamos preservando o maior bem desta cidade que é a vida dos palmenses”, disse.

O secretário da pasta, Claudemir Portugal, elogiou o trabalho realizado pelos órgãos de segurança, a exemplo da parceria do Detran-TO e da Polícia Militar. “Estamos celebrando um ano da operação com resultados positivos graças ao esforço conjunto entre os órgãos de trânsito, Guarda Metropolitana, Polícia Comunitária  e parceiros do Projeto Vida no Trânsito”, disse.

Balanço

A operação Lei Seca Eu Apoio realizou blitz e fez abordagens educativas nos bares, praias e ainda palestras educativas nas escolas. Ao todo,  foram realizadas 254 blitze com abordagens a 28.253 veículos, sendo que 775 deles foram removidos.

A operação integrada entre os órgãos de segurança de trânsito realizou 4.621 testes de alcoolemia, sendo que 113 condutores tiveram resultados  positivos e  326 motoristas se recusaram a fazê-lo.

A Secretaria de Trânsito expediu  3.049 autos de infração sendo que 37 motoristas foram enquadrados no artigo 306 do CTB, como crime de trânsito. Palmas conta hoje  com uma frota de 146.360 veículos, sendo que 53,88% de carros e 36,70% de motos.