Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Aula prática do funcionamento da estação meteorológica

Aula prática do funcionamento da estação meteorológica Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Aula prática do funcionamento da estação meteorológica Aula prática do funcionamento da estação meteorológica

O campus Paraíso do Tocantins do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) adquiriu uma estação meteorológica que vai permitir observar índices climáticos como precipitação, temperatura, umidade relativa do ar e do solo, radiação solar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento.

De acordo com o servidor técnico agropecuário do campus, Milton Maciel, os dados meteorológicos são amplamente utilizados no campo das engenharias, agricultura, no manejo de irrigação, gerenciamento de recursos hídricos e em pesquisas agropecuárias. Para ele, a estação tem muito a contribuir com estudos e pesquisas desenvolvidas no campus. Além disso, os dados obtidos poderão ser utilizados por profissionais liberais, empresas de fomento e instituições de pesquisas do Estado.

“É indispensável a existência de uma estação meteorológica para permitir tais observações. Constata-se na região de Paraíso do Tocantins, a exemplo do que acontece no país, uma carência de dados meteorológicos disponíveis, o que tem causado sérias dificuldades aos profissionais que necessitam dessas informações para desenvolvimento de seus projetos” destacou.

Aula prática

Na ultima sexta-feira, 07, estudantes do 1° ano do curso técnico integrado ao ensino médio em informática participaram de uma aula prática de geografia, ministrada pela professora Mariane Freiesleben, ocasião em que conheceram de perto o funcionamento e objetivos da estação meteorológica do campus. (Campus Paraíso)