Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Lagarta Helicoverpa Armigera

Lagarta Helicoverpa Armigera Foto: Divulgação

Foto: Divulgação  Lagarta Helicoverpa Armigera Lagarta Helicoverpa Armigera

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária (Seagro), Ruiter Padua, reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 13, com o chefe de Transferência de Tecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pesca e Aquicultura), Alexandre Aires para tratar da continuidade da parceria entre as entidades.

Na reunião ficou acordada a criação de um novo termo de cooperação técnica para ampliação dos trabalhos de desenvolvimento das transferências de tecnologias para o setor agropecuário.  A celebração para o novo termo de cooperação deve ser assinada durante a Feira de Tecnologia Agropecuária - Agrotins 2014, que acontece nos dias 6 a 10 de maio, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

Caravana

Na oportunidade, a Embrapa solicitou participação de técnicos agrícolas da Seagro na “Caravana da Helicoperva e Outras Pragas”, onde acontecerão reuniões sobre os assuntos nos dias, 18 de março, em Porto Nacional e, dia 19, em Pedro Afonso.

As reuniões são para evitar o avanço da lagarta Helicoverpa Armigera, praga que vem causando sérios danos à produção agrícola do Brasil. A lagarta possui alto poder de destruição e ataca mais de uma centena de diferentes espécies de plantas, incluindo culturas agrícolas de interesse comercial como soja, milho, algodão, sorgo, feijão e tomate. 

Desde dezembro do ano passado, a Caravana Embrapa vem percorrendo polos agrícolas em diversos Estados, tais como: Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Piauí, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Sergipe, Alagoas, Minas Gerais, Tocantins, Amapá, Roraima, Pará e Distrito Federal.

As atividades são direcionadas para técnicos rurais e extensionistas de cooperativas, associações, empresas privadas, órgãos públicos e autônomos. As inscrições são gratuitas e realizadas nos dias e locais dos eventos. (Ascom-Seagro)