Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Alunos da rede pública de ensino de Palmas visitam nessa segunda-feira, 17, o Projeto Barco Nego D’água. Durante a visita, acontecem palestras, apresentação de vídeos, brincadeiras e uma visita à Ilha do Canela. Pela manhã a atividade acontece com a presença dos alunos da Escola de Tempo Integral Sueli Reche. No período da tarde, a partir das 14h, será a vez dos alunos da Escola Municipal Olga Benário. A atividade faz parte das ações de educação ambiental que acontecem durante a programação da 5ª Semana Estadual da Água.

O Barco Nêgo D’água é gerido pela Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia) e visa consolidar e promover a gestão integrada dos recursos naturais do reservatório da UHE Luis Eduardo Magalhães. Nêgo D’água é uma figura lendária do folclore brasileiro que vive nas profundezas do rio. Os ribeirinhos costumam dizer que o ele costuma virar as canoas dos pescadores que pescam durante a Piracema, que utilizam técnicas de pescaria que prejudicam o ambiente das águas ou que poluem o meio ambiente dos rios e seu entorno.

Para Luís Hildebrando, presidente interino da Ong Gaia, a atividade é uma forte aliada na educação ambiental por sair da rotina da sala de aula. “Atividades que extrapolam os muros da escola, que mostram uma realidade diferente aos alunos têm um grande poder de fixação. A gente consegue fazer com eles assimilem melhor os conteúdos sobre meio ambiente e preservação de recursos hídricos”, explica.

De acordo com a geógrafa Maria Gorete Cordeiro, responsável pelo setor de Gestão de Bacias Hidrográficas da Semades, com as atividades de campo, a Semana da Água ganha outras dimensões e consegue atingir públicos diferenciados.

Parceria

A atividade é uma realização da Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia), das Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) e da Saúde (Sesau), Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Prefeitura de Palmas. (Ascom Semades)