Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), juntamente com o Secretário da Pasta, Marcílio Ávila, e a diretora de Circulação Urbana e Sustentável da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Joseísa Furtado, vistoriaram, no último sábado, 15, as seis estações de ônibus da capital.

A visita teve como objetivo a fiscalização da ação de revitalização que vem sendo realizada pela Seisp desde o início do mês. Além de pintura e limpeza, as estações Xambioá, Javaé, Krahô, Karajá,  Apinajé e Xerente estão recebendo lixeiras e bancos novos, pintura de meios- fios, passarelas intertravadas, manutenção da iluminação com a substituição de luminárias, cabos e lâmpadas junto à regularização da forma de alimentação e a operação tapa-buracos.

Segundo o Secretário da Seisp, Marcílio Ávila, esta é a primeira vez que as estações passam por manutenção e recebem melhorias desde 2007, quando foram instaladas na Capital. “Mais importante que inaugurar obras, é dar a manutenção adequada àquelas que já estão em uso pela população, porque depois sai bem mais caro recuperar o patrimônio público danificado, e os transtornos à população são incalculáveis", explicou.

“Além da revitalização, as estações poderão contar também com duas novidades: o plantio de árvores frutíferas. Isso deve diminuir a temperatura em até quatro graus próximo às árvores e proporcionar um ambiente mais fresco para quem espera o ônibus, além de frutas.  Outra inovação que deve beneficiar e proporcionar mais conforto aos usuários é a instalação de banheiros químicos em todas as estações”, ressalta Marcílio.

A diretora de Circulação Urbana e Sustentável da Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte, Joseísa Furtado, destacou que as melhorias devem facilitar também a acessibilidade dos usuários às estações. “Esta revitalização tem focado, com uma atenção especial, a melhoria no acesso e trânsito de quem depende deste serviço cotidianamente; estas obras dão mais dignidade a esse público”, enfatizou. 

Banheiros

Ainda de acordo com Marcílio, a colocação de banheiros nas estações foi uma preocupação desta gestão. “Muita gente passa grande parte do dia nas estações indo de um lugar para outro, e, além da nova frota de ônibus climatizados, os banheiros são necessários e estarão sempre limpos para que a população possa usufruir”, frisou. 

“Essa medida de colocação de banheiros químicos é provisória e foi adotada como teste, caso dê bons resultados, o que acreditamos que vai acontecer, serão substituídos por sanitários permanentes. E para que isso ocorra, a população tem um papel fundamental de fiscalizar e cuidar para que as estações se mantenham assim, limpas e funcionando. Afinal, trata-se de um patrimônio de todos os palmenses", lembrou.

Muitos serviços já foram concluídos e a mudança já pode ser percebida nas estações, contudo, a conclusão da instalação dos banheiros e de alguns serviços devem ser finalizados até a semana que vem e cada estação vai contar com um funcionário da Prefeitura que terá a função de zelar e manter a limpeza nos locais.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif