Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Prefeitos em consórcio

Prefeitos em consórcio Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Prefeitos em consórcio Prefeitos em consórcio

Durante reunião realizada na última semana no gabinete do prefeito Ronaldo Dimas, em Araguaína, foi eleita a Diretoria Executiva do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do centro-norte e também foi aprovado o estatuto do órgão.

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, foi eleito o presidente da diretoria; o vice-presidente é o prefeito de Babaçulândia, Franciel de Brito Gomes; e o secretário executivo é o funcionário do Consórcio, Fabiano Francisco de Souza.

O Estatuto serve para disciplinar o que será realizado pelo Consórcio, de forma a complementar e regulamentar o estabelecido no contrato firmado entre os municípios participantes.

A partir desse documento, os municípios participantes do Consórcio vão definir e monitorar uma agenda regional voltada às diretrizes e prioridades para a região que o compõe, com finalidades específicas nas seguintes áreas: infraestrutura; desenvolvimento econômico regional; desenvolvimento urbano e gestão ambiental; saúde; educação, cultura e esportes; assistência, inclusão social e direitos humanos; segurança pública; fortalecimento institucional; e desenvolvimento de ações de segurança alimentar.

Consórcio

Os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional do Centro-Norte são: Araguaína, Aragominas, Babaçulândia, Carmolândia, Muricilândia, Nova Olinda e Wanderlândia. Os municípios de Darcinopólis e Santa Fé do Araguaia ainda não estão participando do Consórcio, mas tem um prazo para aderirem.