Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Escolas públicas e privadas de todo o Estado têm até esta sexta-feira 20, para fazerem a coleta de informações para a segunda etapa do Censo Escolar 2013. Os dados referem à situação final dos estudantes matriculados nas escolas de educação básica do ano letivo de 2013. As informações devem ser inseridas pelo sistema educacenso, disponível em http://educacenso.inep.gov.br.

A coordenadora do Censo Escolar no Tocantins, Rosangela Maria de Souza, ressalta que todas as escolas públicas devem responder ao censo porque o resultado dessas informações irão compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o indicador que mede a qualidade do aprendizado e estabelece metas para a melhoria do ensino. “Os recursos destinado às escolas tem por base os dados do educacenso”, frisou.

Conforme os dados da primeira etapa do Censo, 1.839 escolas públicas do Tocantins participarão do levantamento. Nesta etapa, as unidades devem informar todas as situações registradas como transferência, abandono, aprovação, reprovação e falecimento de alunos. O preenchimento destes dados é de responsabilidade das escolas. “As informações devem ser fidedignas porque retratam a realidade da escola”, ressaltou a coordenadora. 

Os resultados preliminares desta etapa devem ser divulgados em 31 de março no Diário Oficial da União. Após a publicação, as unidades de ensino terão ainda um prazo de 15 dias para retificar informações. (Ascom Seduc)