Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação Após passar pela Junta Médica e se apresentar ao Igeprev o nomeado deve se dirigir à Secad Após passar pela Junta Médica e se apresentar ao Igeprev o nomeado deve se dirigir à Secad
  • Os candidatos têm até 30 dias contados a partir desta quinta-feira para assinarem o ato de posse

Tem início nesta quinta-feira, 20, a penúltima chamada para posse nos cargos disponibilizados no concurso do Quadro Geral do Estado. Os últimos 1.217 candidatos aprovados foram nomeados pelo governador Siqueira Campos no dia 14 de fevereiro. Nesta etapa, 341 destes profissionais tomarão posse em diversas áreas e serão lotados em Palmas e outros municípios tocantinenses. Os candidatos têm até 30 dias, contados a partir desta quinta,  para assinarem o ato de posse.

O concurso do Quadro Geral disponibilizou 4.513 vagas. Todas as nomeações já foram realizadas, faltando apenas 901 candidatos assinarem o ato de posse e se tornarem servidores públicos efetivos. Após os convocados para esta etapa serem empossados, restarão outros 560 candidatos, cujas posses acontecerão a partir do dia 22 de abril.

Para tomar posse, os aprovados nomeados devem dirigir-se à Junta Médica Oficial do Estado, apresentando os exames médicos exigidos no edital do certame. Na sequência, o convocado deve se apresentar no Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (Igeprev) para obter o comprovante de informações previdenciárias. Após essas etapas, o nomeado assina, na sede da Secretaria Estadual da Administração (Secad), o ato de posse.  A Diretoria de Gestão Profissional da Secad destaca que, nesta etapa, as posses estão ocorrendo a partir das 12h30.

Agendamento

Para aperfeiçoar o atendimento para os empossados, a Secad disponibilizou a ferramenta E-posse que se trata de um programa que possibilita o agendamento da posse via internet, evitando filas e tumultos. O agendamento pode ser realizado pelo site www.secad.to.gov.br. O procedimento não é obrigatório, contudo agiliza o processo. 

Concurso 

Reconstruindo um difícil capítulo na história do Estado do Tocantins, que teve o certame anterior anulado por diversas irregularidades, o concurso do Quadro Geral do Estado foi realizado com a participação de mais de 100 mil candidatos. O sistema de agendamento, aliado às nomeações por etapas, vêm garantindo a tranquilidade ao processo de posse, uma vez  que acabaram com as filas que se formavam na Secad. (ATN)