Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

As ações para concluir a digitalização dos processos físicos que ainda restam no acervo do Poder Judiciário do Tocantins apresentam resultados significativos a cada dia. A Comarca do município de Novo Acordo é a mais nova unidade 100% digital do Judiciário Tocantinense, concluindo o trabalho na última quarta-feira (19/03).

Para a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Ângela Prudente, esse é mais um passo rumo à total digitalização do Poder Judiciário. “Parabenizo o empenho de todos os envolvidos na digitalização da Comarca de Novo Acordo, o Tribunal continuará incentivando e apoiando essas iniciativas, na certeza que logo não teremos mais processos físicos”, afirma.

Os 2.031 processos físicos, sendo 1.513 cíveis e 518 criminais, que ainda restavam na Comarca foram digitalizados e inseridos no e-Proc, Sistema Eletrônico de Processos do TJTO. O trabalho, que teve início em abril de 2013, foi desenvolvido por servidores da Comarca e da prefeitura de Novo Acordo. A mobilização também contou com o auxílio de servidores do Núcleo de Apoio às Comarcas – Nacom, além de cedidos pelo Estado e pela prefeitura de Lagoa do Tocantins. As ações foram coordenadas pela diretora do Foro, juíza Aline Marinho Bailão Iglesias.

A magistrada parabenizou o empenho de toda a equipe e reiterou a importância da digitalização da Comarca. "O processo eletrônico facilita o trabalho de magistrados, servidores, promotores, defensores e advogados, e garante acesso à própria parte interessada. Além disso, a comunidade da Comarca de Novo Acordo passa a contar com uma justiça mais célere a partir de agora".

A Comarca de Novo Acordo é a 6ª do Judiciário Tocantinense a se tornar 100% virtual, ao lado de Alvorada, Wanderlândia, Goiatins, Taguatinga e Figueirópolis. (TJ-TO)