Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves Equipe de lazer do Sesc diverte crianças no encerramento da Semana da Água Equipe de lazer do Sesc diverte crianças no encerramento da Semana da Água
  • Debate sobre água e energia com consumidores
  • Grupo de capoeira Azibo marca presença na Semana da Água

 A mobilização de 12 entidades, entre órgãos públicos, organizações não governamentais e empresas privadas, foi responsável por levar informações sobre a preservação da água a oito cidades do Tocantins: Araguaína, Araguatins, Gurupi, Miracema, Palmas, Paraíso, Porto Nacional e Taguatinga. Esse é o balanço parcial da realização da Semana da Água, que teve seu encerramento na última sexta-feira, 21, na Feira Coberta do Setor Taquari, em Palmas.

Durante o encerramento, o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Tadeu, afirmou que o evento atingiu o seu objetivo, de promover atividades de conscientização ambiental de forma criativa. Segundo ele, a avaliação é muito positiva. “Foi uma semana muito produtiva, com uma participação grande de diversos públicos. E isso foi fundamental para debater o tema da água e da geração de energia com quem consome”, destacou.

Representando o presidente da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS), a Supervisora de Projetos e Mobilização Social, Maria Abadia Barros, também reforçou a campanha realizada pelo interior do Estado durante as duas semanas do evento. “Desde o dia 10 de março, a Semana esteve levando atividades e informações para o interior e foi uma boa campanha. Precisamos sempre intensificar a mensagem de que a água é um bem precioso para a manutenção da vida no mundo”, completou.

Para a gerente regional da Foz|Saneatins, Rosilene Fátima da Silva, melhorar a quantidade e qualidade de água disponível é o grande desafio dos nossos tempos. “É necessário o envolvimento e a responsabilidade de todos, porque os recursos hídricos são do domínio de todos os tocantinenses. Só assim, é possível garantir que continue tendo água nas nossas torneiras”, ressaltou. 

Comunidade

Durante o encerramento, o Caminhão Sesc Lazer levou brinquedos infláveis, sorteio de prêmios e show musical para toda a população. Apresentações do Grupo de Capoeira Azibo, de hip hop do Projeto Arte Fato e da peça teatral “Meu tio avô, esquecendo de lembrar” pela Cia de Teatro da Foz|Saneatins levaram entretenimento e informação sobre o consumo consciente da água.

Para Gutemberg Vieira, morador do Taquari e presidente de um projeto de futebol social, o evento foi muito importante para levar noções de cidadania para a comunidade. “É sempre muito construtivo, atividades que vão trazer informações para melhorar o dia a dia dos moradores. E preservar a água é algo que todos devem aprender e praticar sempre”, comentou.

A moradora Valdênia Folha ficou satisfeita pelo evento ter sido finalizado no Setor. Segundo ela, por ser um local na periferia da cidade, precisa de atividades que melhorem o convívio social e insiram a questão ambiental na rotina das pessoas.  

Parceiros

A 5ª Semana Estadual da Água é uma realização da Semades, Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e Companhia de Saneamento do Tocantins (Foz|Saneatins). O evento conta com o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins), Prefeitura de Palmas, Rede Celtins, Invescto, Sesc/TO e Associação de Conservação do Meio Ambiente e Produção Integrada de Alimentos da Amazônia (Gaia). (Ascom/Semades)