Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), está realizando um mapeamento das granjas tocantinenses para uso de biodigestores. Granjeiros dos municípios de Paraíso, Barrolândia, Pugmil, Oliveira de Fátima, Fátima, Nova Rosalândia, Barrolândia, Monte Santo, Chapada de Areia e Miracema estão recebendo visitas de técnicos, repassando dados e respondendo questionários. O levantamento segue até o próximo dia 26, e quando finalizado irá analisar quais granjas possuem potencial para o uso da tecnologia, que protege o meio ambiente e reduz custos com energia, entre outros.  

Segundo a Diretoria de Agroenergia da Seagro, o objetivo é conscientizar granjeiros e ganhar novos usuários da tecnologia. “Com a implantação do biodigestor é possível evitar a contaminação do lençol freático, além de eliminar odores dos dejetos e reduzir a emissão de gases de efeito estufa (GEE),” explica o supervisor do Departamento de Aproveitamento de Resíduos da Seagro, Reginaldo Rocha, acrescentando que na prática, o biodigestor transforma fezes de animais em biogás e biofertilizantes.

O mapeamento está sendo realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), Soluções Energéticas e Ambientais (Senergam), Associação dos Avicultores do Centro do Tocantins (AACT) e a empresa Frango Norte. Após este processo, serão realizadas capacitações com os granjeiros para mostrar os benefícios da instalação dos biodigestores e as linhas de créditos disponíveis. “Na segunda quinzena do mês de maio, vamos levar uma comitiva de granjeiros para visitar a propriedade do Sr. Raimundo Alves Ferreira, em Palmeiras do Tocantins. Ele é pioneiro no Brasil em biodigestores para cama de frango”, completa Rocha.

Para o presidente da AACT, Geraldo Cândido da Silva Filho, os granjeiros só têm a ganhar com o projeto. “Os aquecedores, por exemplo, poderão funcionar com a energia gerada na própria granja. A geração de mais emprego e renda também é uma possibilidade”, comenta Filho.

Segundo o secretário da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, a Seagro tem realizado várias ações com o objetivo de divulgar a ideia de geração de energia elétrica de forma sustentável. Para isso, vêm capacitando técnicos e produtores sobre novas tecnologias, e busca promover e incentivar políticas públicas que preservem o meio ambiente. “Este projeto mesmo para a instalação de biodigestores é muito bom e temos exemplo no Tocantins de que funciona e dá muito certo”, pontuou. (Ascom Seagro)