Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Líderes de entidades religiosas de todas as regiões de Palmas participaram nesta terça-feira, 25, da exposição do Projeto de Mobilidade Urbana BRT (Bus Rapid Transit). A apresentação aconteceu no Gabinete II, na Diretoria de Meio Ambiente.

Os quatro pilares do projeto que vai trazer benefícios para os mais diversos segmentos da gestão pública de Palmas, mobilidade para 50 anos; habitação para integrar; obras para recuperar; BRT, um projeto e uma realidade, foram apresentados por representantes municipais ligados ao assunto.

A secretária executiva de Habitação, Flavilene Maria Bueno, esboçou em gráficos como os R$ 412 milhões do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, serão investidos em mais de seis mil unidades residenciais na região sul de Palmas. Casas e apartamentos cujos moradores serão beneficiados pelo transporte sustentável que percorrerá os trilhos do BRT. Já o secretário Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Transporte, Christian Zini, trouxe os dados atuais do transporte coletivo urbano e como este sistema será impactado.

O presidente do Instituto de Planejamento Urbano de Palmas, Luiz Masaru, apresentou o projeto e respondeu as dúvidas de padres e pastores presentes na reunião. Dentre elas, as intervenções do padre Márcio Ferdinando, da Paróquia São Judas Tadeu. Depois de ter suas dúvidas sanadas, o pároco admirou a grandiosidade da iniciativa e a comparou com modernos sistemas de mobilidade urbana de países de primeiro mundo. “Além de morar três anos em Roma, eu experimentei o transporte de outras capitais européias como Madri e Lisboa. O BRT está muito próximo dos modelos que conheci ao integrar eficiência a um sistema humanizado de transporte coletivo”, opinou.

Para o bispo da Igreja Aliança de Cristo de Taquaralto, Esdras Baia de Oliveira, o projeto é um sonho. “Parece que não é realidade. Tenho a firme convicção que será realizado com a graça de Deus”, profetizou.

O encontro foi finalizado com uma oração proferida pelo pastor Sérgio Paulo abençoando a execução do BRT.

BRT

O Sistema BRT prevê a instalação de uma via rápida de transporte dinâmico de passageiros no canteiro central da Avenida Theotônio Segurado, ligando as regiões norte e sul da Capital ofertando um serviço de mobilidade urbana rápido, confortável, eficiente e de qualidade.

A extensão do corredor será de 30 Km, com 28 estações de passagens, sete estações de integração sendo duas estações de integração multimodais (trincheiras) e mais cinco futuras. O projeto conta com dois terminais (Urbano em Taquaralto / Metropolitano na Avenida LO-27), 16,92 km de ciclovia com largura de 3m. Serão 85.720 m² de calçadas acessíveis em piso intertravado e com sete pontes, viadutos, elevados, sendo quatro exclusivos para o BRT. (Secom Palmas)