Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em São Valério da Natividade, a 268 km de Palmas, mães descontentes com o regime imposto neste ano de 2014 pela gestão do município, a alunos da única escola pública da cidade, Escola Municipal Getúlio Vargas, informaram ao Conexão Tocantins na manhã desta quarta-feira, 26, que a gestão obriga os alunos a estudarem em período integral, sem estrutura adequada e reclamam de uma piscina de cerca de um metro e meio de profundidade que estaria colocando a vida das crianças em risco.

Eloisa Martins de Oliveira, mãe de uma criança de cinco anos, estudante na escola, afirmou que recentemente uma tragédia quase que acontecia durante aula. Seu filho, tendo que entrar na piscina para a realização de aula de natação, começou a afundar e se não fossem os coleguinhas algo sério teria acontecido. “Ele me disse que começou a afundar e dois coleguinhas puxaram ele, e a professora não viu. A piscina tem cerca de um metro e meio de fundura, já falei que não quero ele na piscina, mas eles falam que a natação é obrigatória. Se tirar a vida do meu filho, ninguém vai se responsabilizar”, afirmou a mãe.

“Toda coisa que a gente reclama, eles partem para a ameaça. Dizem que vão cortar nosso bolsa família, ou coisas do tipo, porque somos humildes. A primeira-dama nos trata igual a cachorro, fui com mais duas mães falar com o prefeito, mas a primeira-dama que nos atendeu. Disse a ela que meu filho quase morreu na piscina da escola, e ela me falou na frente de todo mundo: E daí, a criança morreu?. Isso não é atitude de primeira-dama”, questionou Eloisa sobre a primeira-dama Madalena Cassoli.

Cristiane Araujo Sena, mãe de um estudante de seis anos, afirmou ao Conexão Tocantins que a escola não tem estrutura para receber os alunos e não poderia estar obrigando os mesmos a terem aulas em período integral. “Não tem estrutura, as salas são muito pequenas e são crianças demais. Sem contar com a piscina que é para adulto, é muito funda. Não tem necessidade de ter aulas em período integral, ainda mais com essas condições. E achei um absurdo a maneira como a primeira dama nos tratou”, disse.

Raimunda da Anunciação de Souza Carmo, também mãe de uma criança, afirmou estar descontente com o período integral, que segundo todas as mães, as aulas acontecem das 08h da manhã às 16h da tarde. “Não estou contente de estar funcionando em período integral. E não quero que meu filho tome banho naquela piscina”, afirmou Raimunda.

Fabiane Eliete Batista da Silva, mãe de uma criança de seis anos, que estuda no primeiro ano do ensino fundamental na Escola Getúlio Vargas, afirmou ao Conexão Tocantins que o prefeito e a primeira-dama estão obrigando as crianças a estudarem em tempo integral, e que, segundo ela: “A escola não tem estrutura para ficar em período integral, lá existe uma enorme piscina que eles acham que chamam à atenção das crianças para ficarem o dia inteiro. Não temos opção, dizem que é obrigatório, mas vários pais não querem deixar devido ao risco. Tem uma professora para tomar conta e são muitas crianças”, disse salientando ainda que foi procurar o prefeito, mas quem saiu para atender foi a primeira-dama, "estávamos na sala de espera, ela nos recebeu lá fora mesmo, na frente de todo mundo”, afirmou.

Fabiane questiona se será preciso morrer alguém na escola para tomar medidas. "Procuramos ontem, terça-feira, 26, o Ministério Público de Peixe, que toma conta daqui, e eles disseram que iam passar para o promotor e iam mandar vistoriar a escola”, afirmou ela.

Prefeito

O Conexão Tocantins entrou em contato com o gestor do município, prefeito João Jaime Cassoli (PR), que em poucas palavras disse que a escola é de tempo integral, reconhecida pelo Estado e pela união e “nós recebemos e temos uma carga horária dentro disso, são sete horas por dia, não tenho como fazer diferente, que tomem providência judicial”, disse.

O prefeito encerrou a conversa dizendo: "Tem uma mãe que está criando toda essa confusão porque quer que o filho vá para a fazenda com o pai, então ela que tire a criança e ponha em outra escola, ela está movimentando essas várias mães, a escola é de tempo integral e pronto", finalizou o prefeito.