Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O prefeito de Palmas, Carlos Amastha, entrega novos equipamentos que chegaram para compor a Patrulha Mecanizada da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) e prestar serviços no campo, às 08 horas desta sexta-feira, 28, na sede do órgão municipal.

Na oportunidade, o gestor municipal fará a entrega dos certificados aos técnicos que participaram do Curso de Aperfeiçoamento em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) realizado nesta semana.

Quatro tratores novinhos e mais de 10 implementos chegaram neste mês e vão facilitar a prestação de serviços como aração, gradagem e recuperação de estradas rurais. Os recursos investidos são de aproximadamente R$ 840 mil oriundos do Tesouro Municipal e de convênios com o Governo Federal.

Três dos tratores que chegaram nesta semana no pátio da Seder além de grades aradoras e um pulverizador agrícola são oriundos de convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com investimentos de cerca de R$ 430 mil.

“Estes equipamentos serão patrimoniados e em breve estarão no campo prestando serviços aos cidadãos”, explica Roberto Campos Pinto, agrônomo da Seder.

Ainda de acordo com Campos também foram adquiridos equipamentos como GPS, tripés e níveis automáticos para os técnicos que trabalham com Assistência Técnica e Extensão Rural, a chamada Ater. "Todos esses equipamentos vão nos ajudar a oferecer assistência com maior precisão e qualidade", ressalta o agrônomo.

Além dos tratores os produtores rurais poderão mecanizar o plantio através do uso de plantadeira hidráulica, rotoencanteirador e do distribuidor de calcário. Também foram adquiridas duas plainas hidráulicas para o Programa Melhor Caminho cujo objetivo é melhorar as estradas rurais.

Já a equipe técnica da secretaria passa a contar com equipamentos como amostrador de percussão para agricultura, um penetrômetro, dois tripés de alumínio para estação, dois níveis automáticos e cinco GPS que ajudarão na formatação de projetos produtivos para a comunidade rural da capital. (Secom Palmas)