Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

 Alunos do Centro de Atenção à Criança Girassol de Tempo Integral (Caic) e do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Augusto dos Anjos já estão classificados para participar do Campeonato Brasileiro de Karatê, que será realizado em Minas Gerais, no mês de julho. Ao todo, 140 atletas do estado disputaram vagas na 1ª etapa da seletiva, no último dia 22, e seguem agora para a próxima etapa, em Porto Nacional, no mês de maio.

 Valdeilton Diniz Pereira tem 14 anos, está no oitavo ano do ensino fundamental e foi destaque da primeira etapa da seletiva, com dois ouros conquistados, um no katá e outro no kumitê. Essa será a segunda participação dele no Brasileiro. Em 2013, em Fortaleza (CE), ele ficou na quarta colocação nacional. Em 2014, a meta é trazer uma medalha. “A seletiva foi pesada, mas consegui passar pelos meus adversários e agora vou para o Brasileiro, confiante, e pretendo trazer dois ouros para o Tocantins”, disse o estudante que ingressou no karatê por achar bonito os colegas treinando. “Sempre que eu passava e os via treinando, achava tão bonito aquilo que eles faziam, que quis aprender também. Em uma semana já tinha pegado o jeito. Aí, fui só intensificando a técnica e os treinos”, conta.

 Eiky Ferreira de Oliveira é faixa vermelha e também conquistou ouro no katá e no kumitê, no Campeonato Municipal. Ele tem 12 anos e pratica o karatê desde os 9. “Já tenho sete medalhas e vou tentar ganhar mais uma em Uberlândia, e dessa vez, a de ouro”. Conta o karateca que foi bronze, no katá, no ultimo Brasileiro.

 Além de Valdeilton e Eiky, seis estudantes se preparam para representar bem o Tocantins fora de casa. De acordo com o Sansei Gleison Leal da Silva, professor da Escola Estadual Augusto dos Anjos, os treinos estão sendo feitos três vezes por semana, e quando o campeonato estiver mais próximo, a preparação será intensificada.

 O Brasileiro será realizado em Uberlândia (MG), nos dias 3 e 4 de julho. O Tocantins deve ser representado por cerca de 30 atletas de escolas e academias. No ultimo campeonato nacional, os alunos da rede estadual de ensino conquistaram dez medalhas. (Ascom Seduc)