Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O governador Siqueira Campos recebeu com alegria o anúncio feito pelo ministro dos Transportes, César Borges, de que o leilão para duplicação da BR 153, de Anápolis até a cidade de Gurupi, será realizado no próximo dia 21 de maio. “Esperávamos que o leilão abrangesse o trecho anunciado anteriormente, de Anápolis a Palmas. Para isso doamos ao Governo Federal a TO 080, que liga Palmas a Paraíso, mas aguardamos que a duplicação de Gurupi a Palmas seja iniciada o mais rápido possível pela União, conforme anunciado pelo ministro dos Transportes, o que também é compromisso assumido pela presidente Dilma”, declarou o governador.

O anúncio de que o leilão para duplicação do trecho Anápolis a Gurupi, da BR-153, deverá ser realizado até 21 de maio foi feito pelo ministro dos Transportes, César Borges. Este será o primeiro, e provavelmente o único, leilão de rodovia federal em 2014 e o sexto do Programa de Investimentos em Logística (PIL) do Governo Federal. Segundo o ministro, o edital do leilão será publicado na próxima semana. O programa prevê que a duplicação será concluída em 5 anos e que a cobrança do pedágio só pode começar depois que 10% das obras estiverem prontas.

O Ministério dos Transportes informou que decidiu reduzir o trecho inicialmente previsto para duplicação da BR-153 no Tocantins a ser administrado pela iniciativa privada, para permitir a redução no valor do pedágio e atender ao interesse dos investidores. O teto do pedágio previsto no edital – valor máximo a ser cobrado dos  motoristas – será em torno de R$ 8,00 para cada 100 quilômetros. (Ascom ATN)