Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com a finalidade de ampliar e qualificar o atendimento nas Unidades de Saúde da Família, a Secretaria Municipal da Saúde inicia nesta semana a implantação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), em três regiões de Palmas.

O Nasf será implantado na USF do Taquari sendo referência para a USF Lago Sul; na USF da 1103 Sul sendo referencia para a 1206 Sul e 1106 Sul; e na USF da 503 Norte, atendendo também as Unidades da 405 e 603 Norte.

Formado por uma equipe multiprofissional composta por psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro e assistente social, o NASF tem a finalidade de dá suporte nas atividades desenvolvidas nas Unidades de Saúde, na orientação aos profissionais e na elaboração e implantação de grupos e processos terapêuticos singulares.

De acordo com a Diretoria da Atenção Básica as equipes Nasf complementarão a Atenção Básica, mas não se constituem como serviços específicos para atendimento aos usuários, sendo assim, não são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo.

A implantação das equipes Nasf visa estimular ações compartilhadas entre os profissionais, efetuando uma intervenção transdisciplinar, exercitando a troca de saberes, com participação e mediação nas reuniões das Equipes do Saúde da Família, individuais ou coletivas, de forma a propiciar a discussão e o estudo dos casos apresentados e na orientação dos atendimentos.

“As equipes vão elencar junto à comunidade famílias ou grupos que precisam de um olhar ampliado e desenvolver projetos de atendimento e intervenção”, explica o diretor da Atenção Básica, Alessandro Pantoja.

Nasf

Os Núcleos de Apoio à Saúde da Família- Nasf são constituídos por equipes compostas por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes, atuando diretamente no apoio matricial às equipes das unidades nas quais o Nasf está vinculado e no território destas equipes.