Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Sebrae Tocantins em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) promovem entre os dias 07 e 11 de abril, em El Salvador - América Central – um intercâmbio de experiências nas áreas da organização produtiva, gestão e produção, mercado e design. O objetivo é implementar o projeto de transferência de metodologia do Programa Talentos do Brasil para um programa similar naquele país, que é voltado à artesãs .

Faz parte da programação as apresentações das estratégias do Programa Talentos do Brasil, depoimentos de lideranças e representantes do governo salvadorenho e reuniões com os coordenadores dos Programas dos dois países.

De acordo com uma das analistas do Sebrae, que representará a instituição durante o intercâmbio, Eva Ludmilla,  durante o encontro será elaborado um plano de ação para fortalecer a estruturação de 10 grupos de agricultoras e artesãs salvadorenhas, visando a melhoria da qualidade dos produtos artesanais e sua inserção nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda no meio rural.

“O Projeto resgata a questão da promoção social de pessoas de baixa renda, valorizando as culturas locais e principalmente o artesanato, sendo assim a missão torna-se de extrema relevância pelo fato de que acontecerá um compartilhamento com outros gestores daquele país, caberá a nós do Sebrae Tocantins apresentar conhecimentos técnicos na área de gestão orçamentária financeira e prestação de contas, como também a importância do design nos produtos de artesanato ”, explicou a analista.

Segundo a gerente da Unidade de Articulação e Conhecimento do Sebrae, Magvan Botelho, o Tocantins faz parte dessa atividade por ser o estado que apresentou casos de sucesso com o Projeto Talentos do Brasil no Bico do Papagaio, atendendo cerda de duas mil agricultoras familiares artesãs.

O projeto

O Talentos do Brasil promove e estimula a troca de conhecimentos, valorizando a identidade cultural, promovendo a geração de emprego e renda e agregando valor à produção de grupos de artesãos rurais. Desenvolvido pelo MDA/SAF, o Talentos do Brasil apoia a estruturação de grupos produtivos de forma sustentável, focada no mercado e na gestão participativa.

O Talentos do Brasil, além do Sebrae, conta com a parceria da Caixa Econômica Federal,  Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), agência alemã de cooperação técnica GTZ e Ministério do Turismo.