Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

Com o objetivo de estimular o consumo sustentável nos órgãos públicos e contribuir para a cadeia produtiva da reciclagem dos resíduos sólidos, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades) realiza mais uma etapa do Workshop de Gestão de Resíduos Sólidos pelo Tocantins. Nos dias 8 e 9 de abril, o evento acontece na Diretoria Regional de Ensino de Tocantinópolis, a partir das 8 horas.

A programação conta com oficinas de reciclagem correta de eletrônicos, cooperativismo, saúde do trabalhador e aproveitamento, reuso e produção de artefatos artesanais. Com essa ação, a Semades pretende estimular a adoção da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) nos órgãos municipais.

Segundo a engenheira ambiental Hélia Azevedo Pacheco, supervisora de Gestão de Resíduos Sólidos da Semades, os gestores municipais podem imprimir uma rotina administrativa e operacional mais sustentável, com tecnologias ecoeficientes e limpas para poupar água e energia, e recicle seus resíduos. “Queremos reforçar o compromisso de setores públicos, privados e sociedade em geral com a gestão dos resíduos sólidos municipais”, explica.

Foco

Além dos gestores municipais, participam do Workshop professores e catadores de materiais recicláveis. O foco para os servidores públicos é na implantação do Programa A3P, formação de Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola, elaboração da Agenda 21 Escolar e formação de Fóruns Municipais Lixo & Cidadania. Já para os catadores, a capacitação foca as áreas de empreendedorismo, cooperativismo, captação de recurso e logística reversa, ampliando sua área de atuação.

O evento é uma realização da Semades e do Ministério do Meio Ambiente, com recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente, e conta com a parceria da Secretaria de Educação e Cultura, Secretaria da Saúde, Instituto Natureza do Tocantins, Agência Tocantinense de Saneamento e Instituto de Defesa dos Direitos Humanos e Meio Ambiente.https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif (Ascom Semades)