Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Aluno da rede estadual, Isaías vai representar o Tocantins na etapa nacional no concurso de cartas

Aluno da rede estadual, Isaías vai representar o Tocantins na etapa nacional no concurso de cartas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Aluno da rede estadual, Isaías vai representar o Tocantins na etapa nacional no concurso de cartas Aluno da rede estadual, Isaías vai representar o Tocantins na etapa nacional no concurso de cartas

Estudante do Colégio Estadual Anita Cassimiro Moreno, em Aliança do Tocantins, a 195 km de Palmas, conquistou o 1º lugar na etapa estadual do 43º Concurso Internacional de Cartas. Isaías Menezes Lopes garantiu a melhor colocação com uma carta sobre como a música influencia a vida.

Na fase estadual, também foram classificados Maria Gabriela Nunes Miranda, 13 anos, do Colégio Estadual Professora Silvandira Souza Lima, de Araguaína, em 2º lugar; e Gabriel Marques de Souza, 14 anos, da Escola Estadual Jardim, de Novo Jardim, na terceira colocação.

De acordo com a diretora dos programas especiais da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Sandra Francklin, cada vez mais alunos da rede estadual são classificados em concursos. “Isso demonstra que estamos no caminho certo, comprova a garantia de uma educação de qualidade”, disse.

O primeiro colocado receberá um tablet e certificado. Já os 2º e 3º colocados, uma câmera digital e certificado. A escola, por sua vez, receberá um computador e uma impressora multifuncional.

Melhor carta

O estudante Isaías Menezes Lopes, de 15 anos, cursa a 1ª série do ensino médio. Segundo ele, para escrever sobre o tema imaginou a música como se fosse uma pessoa amiga para desabafar e com quem pudesse expressar os sentimentos. “Muito bom ser reconhecido”, disse o aluno, que vai agora representar o Tocantins na etapa nacional da competição.

Ainda de acordo com Isaías, para escrever a carta ele recebeu incentivo e apoio em sala de aula, e contou com a ajuda da professora de Língua Portuguesa para revisar o material produzido. “Reescrevi várias vezes minha carta corrigindo os erros de português”, disse.

Concurso

O Concurso Internacional de Cartas é uma promoção da União Postal Universal, sediada em Berna, na Suíça, e tem por objetivo desenvolver a habilidade de composição dos jovens, contribuir para o fortalecimento das relações de amizade internacionais e aprimorar a comunicação por meio da escrita.

A competição é composta por quatro etapas, sendo: escolar, estadual, nacional e internacional. (Ascom Seduc)