Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foi dado início à reconstrução de mais de cinco milhões de m² de asfalto em ruas e avenidas de 137 municípios do Estado, e a primeira cidade a receber a ordem de serviço do governador interino Sandoval Cardoso foi Colinas do Tocantins. A cerimônia, realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na Avenida Pedro Ludovico Teixeira, contou com a presença de centenas de pessoas.

As obras são parte do programa Pró-Município, por meio do qual o governo vai investir em torno dos R$ 78 milhões para recuperar a malha viária dos municípios. Para execução de todo o programa estão sendo gerados mais de três mil empregos diretos, distribuídos nas 25 frentes de trabalhos, que atuarão de forma simultânea. De acordo com a equipe técnica da Prefeitura de Colinas do Tocantins, a demanda para a reconstrução das ruas e avenidas da cidade é de 300 mil m².

Em seu discurso, Sandoval Cardoso falou da alegria e ansiedade em se dirigir à sua cidade, agora como governador, para dar ordem de serviço que irá beneficiar a população. “É um prazer e só tenho a parabenizar o [ex-] governador Siqueira Campos pelo planejamento e competência em que deixou o Estado, o que me motiva para trabalhar diuturnamente pelo Tocantins”, disse.

O governador lembrou que neste momento os prefeitos sofrem com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e que, por isso, o governo está pensando na população dos municípios. “Este pacote de obras vai beneficiar toda população tocantinense, começando nos municípios com mais habitantes, e aqui em Colinas vamos reconstruir 100% da malha viária”, declarou.

Durante seu pronunciamento, Cardoso destacou os processos licitatórios para pavimentação do Bairro Santa Rosa e da TO-335. “Assim que o processo for finalizado, voltaremos aqui para dar a ordem de serviço. Como cidadão colinense, conheço a dificuldade com a travessia de caminhões com cargas pesadas, por isso vamos fazer analise para a construção do anel viário, desviando o tráfego pesado do centro da cidade”, informou. O governador interino prometeu, ainda em seu discurso, trazer para Colinas uma unidade do Corpo de Bombeiros, o que animou a população presente no evento.

O prefeito de Colinas, José Santana Neto, destacou em seu discurso a ação do Estado, que vem trazendo benefícios para os municípios que tanto necessitam. “Merece aplausos esta iniciativa de prestigiar este município, a recuperação da malha viária nas cidades tem um custo muito alto e a ajuda do Estado nesta dificuldade é necessária e importante. Estamos precisando de ajuda e apoio para a manutenção. Em nossa cidade, são mais de 300 mil m². A cidade de Colinas reconhece a importância desta ação. A população merece uma malha viária melhor”, completou.

O secretário da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans), Kaká Nogueira, explicou que o programa vai promover o desenvolvimento dos municípios, dando à população trafegabilidade com segurança e dignidade. "Assim que for dada a ordem de serviço, os serviços terão início imediato. Primeiro será feita a operação tapa buraco e, em seguida, a recapagem das vias”, explicou Nogueira.

Presenças

Além do prestigio da população colinense, participaram da cerimônia os deputados estaduais José Geraldo, Luana Ribeiro, Eduardo do Dertins e Amália Santana, prefeitos dos municípios vizinhos, vereadores, secretários de Estado e do município e autoridades regionais. (Ascom Agetrans)