Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Mais de 300 pessoas participaram de uma noite cultural no Palacinho - Museu Histórico do Tocantins – neste último domingo, 13. A terceira edição do evento reuniu uma série de apresentações artísticas. Majury Yamana veio acompanhada dos amigos. “Eu participei de todas as edições. É diferente de tudo que acontece nesta cidade. É atividade cultural de verdade, uma ótima opção para o domingo”, contou a estudante.

O espaço atraiu também muitas famílias. “Aqui é muito tranquilo, é bonito, fresco. E a opção musical é muito boa”, explicou Ariadne Moreira Soares, que estava acompanhada do marido Jomir Issau Nakamura Lima, e da filha Dora Maria Soares, que não se desgrudou de um livro adquirido de um poeta que visitou o evento. “Eu já li duas vezes. Gostei muito das poesias, eu gosto muito de ler”, disse a menina, de 10 anos.

No palco, além da cantora Keila Lipe, o espaço foi aberto para todos os artistas, que se revezaram apresentando músicas, poemas e performances. Wagner Filho foi um deles. “É um espaço cultural que não existe aqui em Palmas. Uma chance incrível para a gente mostrar nosso trabalho”, contou o cantor de reggae. 

“Esta terceira edição foi um sucesso. O evento está consolidado, crescendo e se destacando no cenário cultural da cidade”, avaliou o produtor cultural Rafael Oliveira.

Museu

O Palacinho foi a primeira edificação construída em Palmas, no ano de 1989. Foi sede do governo estadual de 1º de janeiro de 1990 a 9 de março de 1991, até a conclusão das obras do Palácio Araguaia. Tombado pelo Estado pela lei nº 431, de 28 de julho de 1992, acabou transformado em museu em 18 de março de 2002.

Quem foi conferir os shows aproveitou para conhecer mais desse lugar. “Achei lindo, bem cuidado, com ótima estrutura e acervo. Fiquei sabendo hoje que aqui foi sede do governo, onde aconteceram decisões importantes. Gostei muito de visitar”, explicou a estudante Priscilla Paula de Sá Souza. 

O Museu Palacinho fica na Quadra 112 Norte, antiga Arne 15, na Avenida NS 10. (Ascom/Seduc)