Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Colinas do Tocantins, completa no dia 21 de abril, seus 54 anos de emancipação política, como uma cidade que cresceu visivelmente nos últimos anos, não só em termos habitacionais, como economicamente. A atração de novos empreendimentos têm sido prioridade para a administração municipal de Colinas do Tocantins. Com localização privilegiada e disposição do Distrito Industrial Tocantins III e implantação do Distrito Industrial Municipal, a cidade torna-se um polo em desenvolvimento para instalação de empresas de diversos segmentos. Com isso muitas empresas estão buscando sua implantação na cidade para montar sua estrutura e se desenvolver.

Outro aspecto importante é a redução do déficit habitacional. Em 2013, 75 unidades habitacionais foram entregues, 400 estão em andamento no bairro Estrela do Norte e 50 aguardam contrato. As casas populares do Bairro Jardim Boa Esperança já foram concluídas e serão entregues em breve aos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida. Recentemente o prefeito José Santana Neto assinou contrato junto à Caixa para a construção de 500 unidades habitacionais e de uma creche tipo B, no novo Setor Aeroporto I. Os investimentos em moradia totalizam mais de R$ 143 milhões de reais na redução do déficit habitacional.

Com importantes avanços e buscando recursos para melhorar a cada dia os atendimentos de saúde oferecidos à comunidade colinense, o Município de Colinas, investiu aproximadamente R$ 3 milhões de reais na Reforma de Unidades Básicas de Saúde e mais seis novas UBS’s serão construídas ainda este ano.

O município colinense também é destaque em desenvolvimento na área assistencial às famílias carentes da cidade, com uma atuação muito intensa, através de vários projetos e programas de sucesso, entre eles: Programa de Política para a Mulher, Implantação do Programa Família Acolhedora, Casa de Passagem, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo Familiar (antigo Peti), Cras, Creas, CCI, Conselho Tutelar, Casa Lar (Abrigo), Apoio às Pessoas com Deficiências; Programa de Políticas para o Idoso com seus direitos violados; Liberdade Assistida, entre vários outros.

Neste aniversário da cidade, a comunidade comemora ainda a expansão da oferta de cursos profissionalizantes no município, uma vez que a mão de obra qualificada é uma necessidade dos nossos cidadãos, para que possam ter condições de sustentarem sua família. Hoje os colinenses contam o IFTO, Centro Vocacional Tecnológico (CVT), Senai, Unopar e Fiesc/Uniesp, onde cada vez mais pessoas têm tido a oportunidade de se profissionalizarem e gerarem sua própria renda. No ano de 2014, aproximadamente 2.000 pessoas estão cursando nível superior em Colinas.

A pavimentação asfáltica é mais um anseio da comunidade que está sendo atendido, uma vez que as obras de reconstrução da malha viária urbana através do Programa do Estado, Pró-Município já foram iniciadas, garantindo a recuperação com lama asfáltica e CBUQ em 300 mil m² de asfalto das vias públicas. Colinas conta com 1.700.000 m2 pavimentados e ainda tem mais 300 mil m2 a serem pavimentados.

Em seus 54 anos, Colinas muito tem a oferecer aos cidadãos e visitantes, pois conta com quatro agências bancárias, agência do INSS, Procon, Detran, Diretoria Regional de Gestão e Formação, Associação Comercial, Industrial e Prestacional atuante, Sindicato Rural forte, Companhia Independente da Polícia Militar, restaurantes, hotéis, praças, áreas de lazer, entre outros.

Outro ponto forte da cidade é o Porto Seco, que será o maior da América Latina para embarque de grãos. O grande fluxo de caminhões tem provocado congestionamento no trânsito do município, requerendo novas medidas das três esferas de governo, no entanto, o Porto é um grande indutor de desenvolvimento econômico, influenciando na cultura, economia e segurança da cidade.

A coordenação e articulação de políticas para as mulheres também foi fortalecida através da Secretaria Especial da Mulher, que executa programas de cooperação e promoção à garantia dos direitos das mulheres.

Buscando melhorar a qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal de Educação, o Município de Colinas implantou o Sistema de Tempo Integral em algumas escolas municipais; estão sendo construídas mais duas creches e foi assinado o contrato de mais uma que será construída em breve; renovou a frota de ônibus escolares, garantindo mais conforto aos estudantes; ampliou o quantitativo de vagas nas escolas municipais; aumentou o salário dos profissionais da educação, têm garantido a promoção de capacitação de pessoal, entre várias outras ações.

O prefeito José Santana Neto, afirma que os resultados obtidos são fruto de um trabalho compromissado junto aos anseios da comunidade. “O crescimento econômico e social do município está diretamente ligado ao esforço da comunidade que têm buscado a cada dia, uma Colinas melhor. E é por isso que temos investido com compromisso na qualificação de mão de obra, industrialização, educação, saúde e habitação, de maneira que a comunidade possa usufruir da geração de emprego e renda em uma cidade que se destaca por sua localização privilegiada e crescimento econômico em ritmo acelerado”.

Programação de aniversário

19 de Abril de 2014 – Sábado

 17h às 20h - Campeonato Municipal de Futsal

1ª Divisão Série A , 2ª Divisão Série B, Open Feminino, Master 40 anos

Local: Ginásio Municipal de Esportes

20 de Abrilde 2014 – Domingo

8h - 6ª Corrida Regional de Cavalo ( Quarto de Milha e Comum ) 

Local: Parque Heider Alves na Av. do Bosque.

08h às 12h– 1º Encontro Motociclístico de Colinas

Moto Grupo Full Metal; ( Café da Manhã, Confraternização Churrasco, Palestra)

Local: Boate Villa Music na Rua Dr. Corinto.

 15h às 18h – Motoshow – Fúriamoto Show (Redenção-PA)

Manobras Radicais (motos, bicicletas, patins e skate)

 Local: Av. Siqueira Tenente Siqueira Campos (Em frente a Lojas Economia)

 18h –Carreata de Motos (Moto Grupo Full Metal)                                                                    

 (passeio de motos pelas ruas da cidade)                                                                      

Local: Saída Boate Villa Music

19h às 21h – Show com banda 70/80 Live Rock

1º Encontro Motociclistico de Colinas (Moto Grupo Full Metal)

Local: Boate Villa Music Rua Dr. Corinto

 21h- Show Regional

 Meia-noite: Show Nacional Com Dupla Max e Luan

 Parabéns e show pirotécnico

21 de Abril de 2014 – Segunda Feira

05h- Alvorada Festiva

Local: Bairros da cidade

13h às18h – Jogos de Confraternização Entre cidades

 Colinas Xaraguaina ( Futsal, Voleibol, Handebol )

Local: Ginásio Municipal de Esportes

26 de Abril de 2014 – Sábado

14h a 18h – 5º Campeonato Municipal de Kart de Rua

local:centro – Av. Siqueira Campos

(Secom Colinas)