Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As infecções respiratórias agudas constituem um conjunto de doenças frequentes e tem maior incidência em pessoas com idade acima dos 60 anos e crianças, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos destas doenças. A principal intervenção preventiva em saúde pública para este agravo é sem dúvida, a vacinação. A campanha anual de vacinação, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos imunizados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Seguindo este preceito, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi convoca os gurupienses que estejam incluídos nos grupos abaixo especificados, para tomarem a vacina contra a gripe durante a campanha que será realizada do dia 22 de abril ao dia 09 de maio, sendo que no dia 26 de abril (sábado) será o dia de mobilização nacional:

- Crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias

- Pessoas de 60 anos e mais

- Gestantes

- Puérperas até 45 dias (resguardo até 45 dias)

- Indígenas

- Trabalhadores de saúde

- Pessoas com doenças crônicas

A grande novidade para este ano será a inclusão das crianças entre 2 anos a menores de 5 anos uma vez que, até o ano passado somente eram vacinadas crianças entre 6 meses a menores de 2 anos. 

A vacina será disponibilizada gratuitamente nos postos de saúde para pacientes que apresentam diagnóstico de doenças crônicas pré-existentes como cardiopatias, pneumopatias, hepatopatias, nefropatias, e diabetes, além de pacientes classificados como imunodeprimidos, ou seja, que possuem o sistema imunológico debilitado devido à existência de doenças como câncer, HIV/Aids, imunodeficiências congênitas ou pelo fato de terem se submetido a algum tipo de transplantes de órgãos ou de medula. A imunização contra a gripe também é recomendada para pacientes com doenças neurológicas incapacitantes e obesos mórbidos.

Para receber a dose da vacina contra a gripe, o portador de doença crônica deve comparecer a um dos postos de vacinação e apresentar um documento que comprove o diagnóstico da doença, como uma receita ou laudo médico. Para os outros grupos basta se dirigir a Unidade Básica de Saúde mais próxima.

Os postos de saúde abrem das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira. No sábado dia 26 de abril, além das 13 (treze) Unidades de saúde haverá pontos na Secretaria Municipal de Saúde, Escola Lenival Correia (Alto da Boa Vista), Escola Domingos Barreira Amorim (Jardim dos Buritis) e Cidade Industrial.

A previsão de inicio da vacinação da zona rural é para o início de maio, onde as equipes estarão visitando 100% dos domicílios, incluindo Trevo da Praia e Assentamento Vale Verde.

Mais informações pelo telefone (63)3315-0088 ou diretamente na Secretaria Municipal de Saúde.

Metas

Crianças de 6 meses a menores de 2 anos:1.971

Crianças de 2 a menores de 5 anos: 3.623

Profissionais de saúde: 1.782

Gestantes: 986

Puérperas: 162

População de 60 anos e mais: 6.498

(Secom Gurupi)