Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

A Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) realiza na sexta- feira, dia 25, a partir das 8h, o Dia de Campo do Programa Eco-Seringueira. O evento, que pretende estimular a heveicultura nas propriedades rurais, acontecerá na fazenda Brejinho, localizada no município de Pedro Afonso, a 304 km de Palmas. A propriedade rural do Sr. João Damasceno Sá Filho é referência estadual quando se fala em integração lavoura, pecuária e floresta.

A programação do Dia de Campo segue até às 15h30, onde serão realizadas palestras sobre o Programa Eco-Seringueira com o diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas, Sales Lopes do Couto. Os participantes poderão ouvir do próprio heveicultor Sá Filho detalhes da experiência com o cultivo da seringueira, além da palestra sobre Manejo de sangria e Gestão do Seringal, com engenheiro agrônomo Marcos Roberto Murbach.

“Os seringais são ideais para consórcio, entre as árvores se pode cultivar café, milho, arroz, feijão, soja, algodão, entre outros”, esclarece o diretor de Agroenergia e Florestas Plantadas, Sales Lopes do Couto.

Segundo o secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, a expectativa é superar a marca de 250 participantes no evento. “No último dia de campo sobre seringueira, 250 produtores participaram. Esperamos superar este número nesta sexta- feira na fazenda Brejinho”, explica o secretário.

Cultura

Conforme Couto, a seringueira tem vida útil de 35 anos. Uma vez iniciada a extração, a árvore produz por dez meses, com um rendimento médio de R$ 1.500 por hectare de floresta plantada. “A heveicultura também apresenta vantagens do ponto de vista ambiental, possibilitando a recuperação de solos degradados e o reflorestamento”, conclui o diretor. (Ascom/Seagro)