Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

A convite da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL) e Associação Comercial e Industrial de Palmas (ACIPA), cerca de 60 empresários reuniram-se hoje com o prefeito Carlos Amastha, no auditório da CDL, para discutir sobre aumento do IPTU neste ano e o impacto que esse aumento fará na classe empresarial da Capital.

Depois de demonstrarem descontentamento e apresentarem números que chegavam a 700% de reajuste no IPTU, em comparação ao ano passado, o prefeito informou que nada poderia ser feito para esse ano, mas que está aberto a propostas e discussão para os próximos anos. “Agora não dá pra fazer absolutamente nada. Podemos abrir um fórum de discussão com os empresários para repensarmos a forma de cobrança para 2015, mas o que não vou abrir mão, de forma alguma, é usar o Estatuto da Cidade. Tudo que foi decidido teve como base este documento”, enfatizou o prefeito ao defender o aumento do IPTU.

“Com relação ao IPTU não conseguimos mudar, mas conseguimos uma grande vitória, o compromisso do prefeito Carlos Amastha de, a partir de agora, ouvir a classe empresarial e as entidades antes de tomar qualquer posição que nos afete”, comentou o presidente da CDL, Davi Gouveia.

O presidente da Acipa Fabiano do Vale lamentou que a decisão do prefeito não atendeu a demanda imediata, mas se mostrou esperançoso com a abertura para discussão para o ano que vem. “Agora precisamos nos organizar e contar com o apoio de toda a classe, participar das decisões e fazer valer nossa voz”, convocou o presidente da entidade que representa a classe comercial e industrial da Capital.

Ao final da reunião, outros pontos foram discutidos como infraestrutura, saneamento, recapeamento e a dificuldade que alguns empresários encontraram ao emitir o Alvará de Funcionamento para seus estabelecimentos. Pontos que serão aprofundados na próxima reunião da classe com o poder público municipal, ainda sem data definida.