Geral

Foto: Divulgação

Em reunião realizada na comunidade de Taquaruçu Grande, na noite da última quarta-feira, 30, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a associação de produtores e os moradores do local discutiram a melhor forma de funcionamento da Feira Coberta que está sendo construída na comunidade. A Seder apresentou ainda um modelo de produção de milho para pamonha com intuito de colocar em funcionamento uma pamonharia na agroindústria que existe ao lado da feira.

“Aqui teremos espaço no galpão para 24 bancas de cereais, folhagens, frutas, comidas típicas e outros; e ainda dois box para pescado”, explicou Ruidelmar Fontoura, Diretor de Abastecimento e Comercialização da Seder. Ainda de acordo com Fontoura serão disponibilizados sete funcionários da diretoria para atender a nova feira que contará apenas com feirantes produtores rurais da região.

“Esta feira é um sonho que se concretiza. Estamos trabalhando aqui há mais de sete anos, debaixo de chuva, de sol e vento, mas sempre firmes acreditando que um dia teríamos uma feira coberta. Graças a Deus este dia chegou”, afirmou o senhor Herculino da Silva Oliveira, conhecido como ‘Mineiro’, que comercializa farinha, bolos, doces e frangos todos os domingos em frente à Igreja Católica da comunidade.

Novo projeto

Além de discutir com os moradores o funcionamento da feira, o secretário de Desenvolvimento Rural, Roberto Sahium, falou também sobre um projeto produtivo de milho com objetivo de transformar em pamonharia a estrutura de agroindústria ali construída. “Esta é uma ideia a ser debatida com a comunidade, eles irão discutir e tomar uma decisão em conjunto pois para colocarmos a pamonharia para funcionar precisamos produzir milho periodicamente e com quantidade satisfatória”, explicou Sahium.

O presidente da Associação de Produtores Rurais do Taquaruçu Grande, Beterson Milhomem Coutinho, está animado com a ideia. “Tudo o que vier para valorizar a comunidade, empregar, trazer renda e crescimento nós vamos abraçar e ajudar a implantar”, frisou Coutinho. (Secom Palmas)