Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Gleydson Medeiros

Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Aragominas promoveu cavalgada pelas principais ruas da cidade, uma forma de prestigiar os trabalhadores do município, em especial ao homem do campo, que representa 70% da classe trabalhadora. Em sua XVI edição, o desfile de cavaleiros e amazonas ocorreu nesta quinta-feira, 01, e percorreu as principais ruas da cidade.  

A confraternização virou tradição no município, mas foi nos últimos anos que as inovações apareceram. “Nós percebemos que a festa vem se aprimorando a cada ano e que os organizadores estão realmente preocupados em fazer uma boa comemoração para os trabalhadores, principalmente aqueles que trabalham no campo, adoradores deste tipo de evento”, revelou o senhor Joaquim Ribeiro Gabriel, proprietário rural do município.

Estrutura

Neste ano, a prefeitura ofereceu todo o suporte para as comitivas participantes, com tendas dispostas nos locais de chegada e saída da cavalgada, além de mesas e cadeiras, onde cavaleiros e amazonas puderam saborear almoço oferecido pela prefeitura. Brindes foram sorteados entre os participantes, que prestigiaram ainda o som da dupla Rai e Rodrigo e o sanfoneiro Zé Paulo.

Integração

“Pelo menos uma vez ao ano, nós da prefeitura temos a obrigação de realizar uma festa em agradecimento aos trabalhadores, sejam do meio urbano ou do meio rural. Então, esta integração entre patrões e trabalhadores é fundamental para preservamos a continuidade de nossos processos produtivos”, frisou o prefeito Sebastião Tático. A cidade de Aragominas é rica na produção agropecuária, em especial a produção de gado leiteiro e de corte.

Reconhecimento

O trabalhador do campo, José Gaspar, externou seu sentimento de gratidão pela festa oferecida pela prefeitura. “Sentimos uma alegria muito grande com essa festa, principalmente por estarmos sendo reconhecidos pelo nosso município”, disse. Atualmente, Aragominas possui cerca de 5.800 habitantes e sete assentamentos rurais.

Presenças

A XVI Cavalgada de Aragominas contou com a presença dos deputados Federais, Professora Dorinha, César Halum e Lázaro Botelhos, dos deputados Estaduais, Vilmar do Detran e Jorge Frederico, dos prefeitos Bastim (Carmolândia), Alan Brasil (Araguanã), Franciel Brito (Babaçulândia) e Jair do Tato (Muricilândia), além de vereadores e secretários Municipais de Aragominas. Participaram ainda comitivas vindas de Araguaina, Araguanã, Carmolândia, Muricilândia, Santa Fé do Araguaia e Xambioá. (Ascom ATM)