Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após servidores encaminharem fotos de alunos dormindo no chão, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) esclareceu ao Conexão Tocantins que Escola Municipal Cora Coralina conta com 600 alunos matriculados no ensino fundamental e na Educação Infantil.

“Com relação ao fato específico a que se refere o veículo, a Semed esclarece que aconteceu com alunos do 1º e do 2º ano do ensino fundamental, que impossibilitados de participar de atividades externas por motivo da chuva que castigou a capital, foram conduzidos para a sala de dança para assistir vídeos e muitos terminaram dormindo no local”, informou  a pasta.

Veja abaixo a íntegra da nota.

Nota

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) esclarece que a Escola Municipal Cora Coralina conta com 600 alunos matriculados no ensino fundamental e na Educação Infantil. A rotina para os alunos começa às 8 horas. Das 11h30 às 12 horas é servido o almoço para todos os educandos. No caso dos alunos do ensino Fundamental, das12h às 13h é destinado ao intervalo, quando são realizadas atividades recreativas monitoradas por estagiários, pessoal do administrativo da unidade e por monitores e retornam para casa às 17 horas. Essas atividades acontecem na quadra poliesportiva, no pátio, salas de vídeo, dança e outras.

Com relação ao fato específico a que se refere o veículo, a Semed esclarece que aconteceu com alunos do 1º e do 2º ano do ensino fundamental, que impossibilitados de participar de atividades externas por motivo da chuva que castigou a capital, foram conduzidos para a sala de dança para assistir vídeos e muitos terminaram dormindo no local.

Com relação às crianças da Educação Infantil, (Crianças de 4 e 5 anos) esclarece que depois de servido o almoço, eles são devidamente condizidos para o local de descanso, onde são acomodados em colchonetes. Após o período de descanso eles retornam às salas de aula, onde participam de atividades pedagógicas até o horário de retorno às suas casas, a partir das 16h30. Ao todo estão matriculados na educação infantil 270 crianças.

A Escola Municipal Cora Coralina começou a receber crianças da Educação Infantil a partir da implantação das Escolas da Infância, em 2013, quando as unidades foram adequadas e começaram a receber crianças do ensino fundamental e da educação infantil. Esse reordenamento se deu pela necessidade de criar um novo olhar para a Infância, proporcionando a socialização entre as crianças com faixa etária próxima, observando seus interesses e necessidades para seu desenvolvimento integral, bem como o cumprimento da alteração na LDB (Leide Diretrizes e Bases da Educação Nacional) por meio da Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que passa a ter obrigatoriedade de oferta de atendimento das crianças de 4 e 5 anos, pelos sistemas públicos de ensino, de forma gratuita e também de zelar pela política da alfabetização na idade certa, PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa , que foi instituído através da portaria, nº867, de 4 de julho de 2012, a qual rege que as crianças até os 8 (oito) anos de idade possam concluir seu processo de alfabetização.