Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Reeleito para o segundo mandato em 2010, Sandoval Cardoso (PSD) é o deputado estadual mais votado da história do Tocantins, com 27.072 votos. Agropecuarista, tem 35 anos e é natural de Goiânia (GO). Sua história de vida no Tocantins tem alicerce na pecuária e como empresário do agronegócio. Ainda jovem, comandou o Sindicato Rural de Colinas. Em seguida, Sandoval assumiu a presidência da Fundeagro, o Fundo estadual privado voltado à sanidade animal; Sandoval Cardoso ocupou também a vice-presidência da CNPC - Confederação Nacional da Pecuária de Corte.

Elegeu-se deputado estadual para o primeiro mandato em 2006, com 12.640 e, nos dois primeiros anos de seu mandato parlamentar, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia da Assembleia Legislativa. Já na reeleição, obteve apoio e votos em 113 municípios tocantinenses. Pela sua identidade com o meio rural, suas propostas e ações são voltadas para projetos que visam o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário, como a agroindústria, agricultura familiar, energia no campo, além das ações para o fortalecimento das áreas da saúde e da educação do Estado.

Sandoval Cardoso também destacou-se no cargo de secretário das Cidades e do Desenvolvimento Urbano do Governo do Tocantins. A eleição do deputado aconteceu no dia 05 de julho de 2012, e o novo presidente obteve o apoio de 20 deputados. Sandoval é casado com Marcela Teixeira Nogueira e pai de Sandoval, Clara e Chloe.