Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

O governador Sandoval Cardoso (SD) e o vice, Tom Lyra tomou posse no incío da tarde deste domingo, 4, após ser eleito por 15 votos de um total de 21. A cerimônia foi lotada de secretários de Governo, prefeitos e outras autoridades municipais. O ex-governador Siqueira Campos foi representado pelo filho, Alex Siqueira Campos. Sandoval fez o compromisso para o exercício do cargo e foi empossado em seguida. O mandato é até 31 de dezembro deste ano.

Em seu discurso de posse, Sandoval disse que os votos que recebeu ultrapassou as barreiras partidárias. “ Desde logo declaro-me servidor número um em termos de responsabilidade”, disse. Em seguida ele frisou que não frustrará a confiança a ele confiada. “Recebo essa missão com coração aberto e digo que colocarei todas as minhas forças. Quero fazer do Palácio Araguaia lugar de acolhida desse povo e de todos os seus anseios. Agradeço apoio dos nobres deputados estaduais com os quais convivi experimentando o mais alto nível de responsabilidade”, agradeceu.

Sandoval agradeceu em especial a Siqueira e Eduardo Siqueira Campos pelo companheirismo e por segundo ele, sempre lutar pelo melhor para o Tocantins e ainda aos prefeitos e familiares. “Vamos dar seguimento ao projeto de fazer do Tocantins o melhor Estado para se viver”, garantiu. “Assumo hoje o compromisso com essa Casa e com o povo tocantinense que nesse período o estado terá um governo voltado para os interesses da população, liberto de interesses partidários com garantia de governabilidade”, frisou.

A sessão de votação das indiretas foi marcada por críticas duras por parte de vários candidatos da oposição. O discurso foi contra o governo e também contra os parlamentares. Para o deputado Stalin Bucar houve exageros. “Houve uns exageros, uma mágoa. Foram vazios sem conteúdo sem demonstrar conhecimento com relação ao Estado”, disse. Segundo ele o discurso de Marcelo Lelis foi mais crítico porém sem ofender os parlamentares. “Foi uma eleição totalmente isenta de qualquer negociata que pudesse ter”, disse. Para Amélio Cayres, também da base do governo alguns se aproveitaram da oportunidade.“Evidentemente que há revolta mas não dessa forma que foi feito. A voz da rua quer ouvir propostas e não xingamentos”, disse.

O deputado Iderval Silva disse que mesmo com as críticas a eleição contemplou a democracia. O parlamentar porém foi irônico ao responder um dos candidatos, Fabio Ribeiro do Psol que pediu que os parlamentares parem de cuidar de suas fazendas e cuidem do povo.“ Sinto muito não poder atender ao pedido dele porque não tenho nenhuma fazenda. Cada deputado tem sua vida particular o mandato é passageiro. Ele critica tanto a política mas está querendo ser político”, frisou. O deputado Wanderlei Barbosa do Solidariedade também manifestou indignação durante seu voto com relação à postura da oposição que segundo ele está manipulando os fatos.