Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A sessão da eleição indireta para governador do Tocantins na Assembleia Legislativa começou às 10h18 min quando o presidente da Casa de Leis, Osíres Damaso (DEM), fez a composição da mesa que contou com representantes do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública. Em seguida, o primeiro-secretário, José Geraldo de Melo Oliveira (PTB) fez a leitura das chapas inscritas.

O primeiro candidato a falar foi Adail do PSDC. Ele começou cumprimentando as lideranças de seu partido. “Quero dizer deputados que já estive anos passando participando dessa eleição mas com uma diferença no passado nos permitiram um tempo maior”, frisou. Ele acusou a Assembleia de beneficiar o candidato do governo. Sandoval Cardoso.

“ O Tocantins precisa de um  rumo certo viemos dar nosso recado e dizer ao povo que não concordamos com renuncias para que grupos permaneçam no poder. Não é justo um ato de covardia com o povo do Tocantins”, disse. O candidato disse que seu recado é o sentimento da população. “A voz do povo é a voz das ruas”, frisou.

Ele disse que a população pediu para os deputados “ter vergonha na cara e trabalhar pelo povo” e mandou um recado para o ex-governador Siqueira Campos. “É preciso reiventar esse Estado nos patamares diferente e nós do PSDC temos competência para isso”, disse. Ele disse aos parlamentares que se os deputados votarem nele nunca mais precisarão ser subserviente ao governo. “ No governo de Adail não terá deputado de base nem da oposição todos serão tratados da mesma forma”, frisou prometendo independência dos poderes.

“Pensem bem nossa candidatura é uma oportunidade de votar de uma maneira diferente. Votem no professor Adail e surpreendam a população”, pediu.

No final de sua fala ele pediu sensibilidade aos deputados.

O segundo a falar na sessão foi o candidato do Pros, deputado Estadual Eli  Borges que criticou a situação do Estado.“ Se eleito não renunciarei. Não podemos permitir a instabilidade desse Estado!”, prometeu Eli. O parlamentar falou de uma série de propostas que tem para o Estado como por exemplo, a melhoria salarial de algumas categorias.

Eli falou ainda dos desvios no Igeprev e frisou que o órgão foi alvo do maior rombo da história do Estado e ainda da necessidade de mais investimentos em várias áreas principalmente no turismo. Outra proposta de Eli é um relacionamento institucional decente com todas as outras instituições bem como construção de moradias.

O parlamentar pediu o voto dos parlamentares.