Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Lucas Nascimento

Foto: Lucas Nascimento

Guias de aprendizagem do Sistema de Avaliação do Tocantins (Salto) estão sendo distribuídos às 13 Diretorias Regionais de Gestão e Formação (DRGF). São 45 mil guias que vão ser entregues aos estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa objetiva auxiliar os professores envolvidos na preparação dos alunos dos 5º e 9º anos do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, que serão submetidos às primeiras provas da fase de acompanhamento do Salto.

Para a secretária de Estado da Educação e Cultura, Adriana Aguiar, o Salto é uma ferramenta importante porque apresenta indicativos que facilitam o aprimoramento educacional no Tocantins. “O objetivo principal do Salto é proporcionar uma evolução da qualidade dos métodos de ensino-aprendizagem a partir da avaliação completa dos domínios dos alunos no início do ano letivo, como eles vêm se desenvolvendo ao longo do ano e, ao final, como concluíram os estudos daquela fase escolar”, ressaltou a secretária.

O Guia é composto por atividades de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências (Naturais, para o ensino fundamental; Biologia, Física e Química, para o ensino médio). Uma novidade para este ano é que para as turmas do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio, o guia conta também com exercícios de Língua Inglesa. As disciplinas de Ciências Sociais (Geografia e História) só farão parte do conteúdo dos guias em 2015.

Avaliação

De acordo com a coordenadora do Salto, Maria Antônia Almeida Costa, os guias de aprendizagem e do professor são ferramentas complementares de grande utilidade para direcionamento do trabalho realizado pelos professores em sala de aula e ajudam na preparação do estudante. “Eles estarão preparados não só para o Salto, mas para qualquer exame, concurso e para a vida”, afirma Maria Antônia, destacando, ainda, que os guias são complementos objetivos aos livros didáticos e cabe aos professores ampliarem a abordagem dos conteúdos também de maneira subjetiva “Por isto eles foram tão bem-vindos em todas as escolas”, frisou.

Além de auxiliar os professores na preparação dos alunos para o Salto, os guias servem, também, como material de apoio para que os estudantes alcancem melhores desempenhos em avaliações de alcance nacional, como, por exemplo, a Prova Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O Guia de Aprendizagem também estará disponível para download no site da Seduc e no Salto Online, onde os educadores terão acesso, ainda, ao Guia do Professor na versão online. (Ascom Seduc)