Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com recursos provenientes do Conselho de Desenvolvimento Econômico do Estado (CDE), órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), o asfalto do trecho de 2,76 km que dá acesso à empresa Asa Norte Alimentos, localizada em Aguiarnópolis, está concluído e será entregue na manhã desta segunda-feira, 5. Participam da entrega o governador Sandoval Cardoso, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Massuia, além de outras autoridades e representantes do setor produtivo da região.

A obra permite a expansão da empresa, pois com o asfalto será possível iniciar duas novas atividades, o abate de animais e a exportação de produtos. No plano de expansão a empresa deve investir cerca de R$ 31 milhões. A previsão é que a partir de agora sejam abatidos cerca de 40 mil frangos por dia, com possibilidade de expansão para 80 mil até setembro deste ano. A Asa Norte já possui contatos com o Oriente Médio e Ásia para exportação dos produtos. O crescimento da produção deve gerar novos empregos diretos e indiretos na região.

Para o secretário Paulo Massuia a obra de acesso à empresa Asa Norte confirma o compromisso do Governo do Estado em alavancar as exportações e, consequentemente, fomentar a economia local. “Estamos investindo em obras que possam aumentar a renda dos tocantinenses e dos municípios, como o asfalto de acesso à empresa Asa Norte e também da empresa Tripa Norte, que entregamos em março deste ano, em Colméia. São ações que além de promover o aquecimento da economia local, ainda contribuem para alavancar as exportações”, explica Massuia.

Empreendimento

A Empresa Asa Norte Alimentos está instalada desde 1999, no município de Aguiarnopólis, a 488 Km de Palmas, movimentando a economia do Tocantins. As atividades abrangem 14 municípios, sendo que em Aguiarnopólis, Tocantinópolis, Santa Terezinha, Palmeiras e Nazaré são gerados 750 empregos diretos, nos demais há inúmeros produtores rurais que tem a empresa como principal comprador de produtos, gerando cerca de 4 mil empregos indiretos. (ATN)