Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O governador Sandoval Cardoso assinou ordem de serviço para início das obras do Pró-Município na cidade de Miranorte. Oitavo município a receber o programa do governo do Estado de recuperação da malha, Miranorte já teve as obras iniciadas logo após a assinatura da autorização. Além do setor de infraestrutura, a cidade também recebeu outras obras do governo do Estado nas áreas de saúde e educação. Ao todo, mais de 12,6 mil pessoas em Miranorte serão beneficiadas com o Pró-Município.

De acordo com o governador, a recuperação da malha viária urbana, além de melhorar a imagem das cidades, beneficia a população, à medida que melhora a mobilidade urbana e reduz poeira e lama nas ruas e avenidas. “A malha viária dos nossos municípios está vencida há muito tempo e nós precisávamos de uma ação rígida e emergencial. Esperamos até o final do primeiro semestre estarmos com as 21 frentes de serviço em andamento, com obras de recuperação das vias das nossas cidades”, completou.

Para o governador, o desenvolvimento do Estado como um todo passa pela estruturação da malha viária não só das estradas, mas dentro das cidades. Conforme Sandoval, as obras são realizadas de maneira a atender as demandas por infraestrutura viária das cidades. “Nós acreditamos neste Estado, que foi idealizado para ser um modelo para todo o Brasil. O Pró-Município vai recuperar ruas e avenidas nos 139 municípios, sendo Palmas e Araguaína em um formato diferente dos demais”, disse.

Segundo o prefeito Frederico Henrique de Melo (Dr. Fred), o início das obras de recuperação da estrutura nas ruas e avenidas de Miranorte aumentará a autoestima da população que terá uma cidade mais bonita e com menos problemas. “Estas obras valorizam os imóveis, elas melhoram a mobilidade urbana, beneficiam a renda das famílias que não precisarão gastar tanto com a manutenção de veículos, além de embelezar a cidade”, frisou.

Além disso, com o recapeamento das vias urbanas, a saúde da população será beneficiada, conforme o prefeito. “Onde tem poeira tem grupe, tem pneumonias, tem doenças pulmonares obstrutivas crônicas”, alertou o prefeito, que também é médico. Para ele, as obras também vão beneficiar a saúde da população da cidade.

População

A população que compareceu ao evento em Miranorte destacou que o Pró-Município beneficiará toda a cidade. Segundo o representante comercial Antônio Coelho, que trafega diariamente pelas ruas e avenidas da cidade com sua moto, a recuperação das vias será um alívio muito grande. “Isso será de grande importância para nossa população. Vai melhorar a qualidade de vida, melhora tudo”, celebrou.

Mesma opinião do vendedor ambulante Edson José Rodrigues, que destacou a importância da recuperação da pavimentação urbana em Miranorte. “Vai ser bom demais ver o fim desses buracos. Acho que vai melhorar bastante, vai deixar a cidade mais bonita e mais segura”, completou.

Outras obras

Além do Pró-Município, Miranorte recebeu recentemente outros benefícios do governo do Estado, principalmente nas áreas de saúde e educação. Na primeira, em fevereiro deste ano, foi entregue uma ambulância nova com um ano de seguro e três de garantia.

Já na educação, está sendo construída uma escola de tempo integral, com capacidade para atender 960 crianças com ensino de qualidade, atividades extracurriculares e três refeições por dia, num investimento de mais de R$ 4,1 milhões.

Ainda na infraestrutura, o então governador em exercício Sandoval Cardoso assinou em fevereiro a ordem de serviço para a realização das obras de terraplenagem, pavimentação asfáltica e construção de galerias e bueiros, na rodovia TO-342, entre Miranorte, no entroncamento da BR-153, e o município de Dois Irmãos.