Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

O Núcleo de Ações Coletivas – Nac, da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, recomendou nesta última segunda-feira, 05, a instalação de rede de água potável para as famílias que residem na Chácara nº. 85 do Setor Universitário, Quadra T-32/T-42 do Setor TaquarieQuadra 1212 Sul, ASR-SE 125 (Fazenda Cascalheira e Baixo Tiuba), cuja demanda trata-se de objeto dos Procedimentos Preparatórios para a Propositura de Ações Coletivas – Propac’s, 141/2013, 213/2014, 216/2014, respectivamente.

Os Propac’s ingressados visam assegurar a todos o acesso aos serviços de saneamento básico e, sobretudo, o respeito à dignidade da pessoa humana, proporcionando o mínimo existencial, levando-se em consideração apenas a posse, tendo em vista que as referidas famílias residem no local há vários anos.

A Recomendação foi feita ao secretario municipal de Habitação de Palmas, Aleandro Lacerda, e ao diretor presidente da Foz/Saneatins, Mário Amaro da Silveira, concedendo prazo de 15 dias para a resposta, conforme previsão legal do art. 8º, Lei n. 7.347/85, que dispõe sobre a Ação Civil Pública.

Segundo o Nac, a reivindicação para instalação de rede de água atende ao anseio social, na medida em que busca a efetivação de um serviço que possui caráter público e que vem sendo objeto de apelo da comunidade local há muitos anos, sendo assim indispensável à vida e à saúde do ser humano.

O Nac ressalta que o fato do imóvel onde se pretende a prestação do serviço situar-se em área irregular, sem registro de propriedade do bem, não justifica a recusa do Município em conceder autorização para que se efetive a ligação de água potável, serviço de natureza essencial ao cidadão. (Ascom Defensoria Pública)