Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014. As incrições serão feitas via internet entre os dias 12 e 23 de maio. As provas serão aplicadas em 8 e 9 de novembro. Em 2013, cerca de 5 milhões de candidatos fizeram as provas o Enem.

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior. A partir da nota obtida, o estudante pode disputar vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pleitear bolsas em instituições particulares pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) ou solicitar financiamento por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O Enem também é pré-requisito para quem quer participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteira e do Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas gratuitas em cursos técnicos.

A previsão do MEC é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O edital do exame será publicado amanhã no Diário Oficial da União (DOU). A prova do Enem é formada por 180 questões de ciências da natureza, ciências humanas, matemática e linguagem, além da redação. (EBC)