Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Cleuber Sousa

Foto: Cleuber Sousa

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o oitavo levantamento que faz o acompanhamento da safra brasileira. A cada novo levantamento divulgado, os números são mais precisos quanto à quantidade real da produção nacional e estadual. O Tocantins segue confirmando a expectativa de crescimento de quase 35% na produção de grãos em relação à safra anterior.

Grande parte deste aumento foi impulsionada pelas culturas da soja e do milho no Estado. Segundo a projeção da Conab, a produção de soja e a de milho segunda safra aumentaram respectivamente em 2.224,3 mil toneladas, e 453,7 mil toneladas. A produção total de grãos é de 3.529,0 mil toneladas.

O engenheiro agrônomo da Coordenadoria de Fomento à Produção Vegetal da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Anderson Pereira, explica a combinação do cultivo de soja e milho no Tocantins. “O que acontece é que o produtor tocantinense tem dado preferência à soja para o plantio da primeira safra, no período mais chuvoso. Enquanto para a segunda safra, a preferência tem sido o milho”, explicou.

Outra atividade agrícola tocantinense de destaque no oitavo levantamento é a produção de feijão, na segunda safra.  Os dados apontam o aumento de 15,6% em relação à safra anterior, o que representa 14,8 mil toneladas do grão. O relatório informa ainda que, em relação a abril, em função das condições agrometeorológicas e espectrais, no sul do Maranhão, leste do Tocantins e sul do Piauí (regiões pertencentes ao Matopiba), as chuvas foram favoráveis para o milho segunda safra em desenvolvimento vegetativo/floração.

Dados

Área total de grãos aumentou em 1.051,5 mil hectares, 29,2%

Produção de grãos 3.529,0 mil ton 34,3%

Milho segunda safra área 96,5 mil hectares - 135,9 %

Produção 453,7 - 135,6%

Soja área 737,0- 34,1%

Produção 2.224,3 - 44,8%

Feijão 14,9mil hec- 19,2%

Produção 14,8 mil toneladas- 15,6% (Ascom Seagro)