Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os contribuintes têm até esta quinta-feira, 15, para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com desconto. O prazo, que inicialmente terminaria no dia 5 de maio, foi estendido como forma da Prefeitura de Palmas possibilitar aos contribuintes palmenses manterem os tributos em dia.

No último levantamento feito pela Secretaria de Finanças, cerca de 3.600 pessoas passaram pelo balcão de atendimento do órgão.  Segundo a coordenadora de Atendimento, Faelma Azevedo, com o fim do da prorrogação do prazo, os contribuintes que deixaram para a última hora estão tendo que esperar um pouco mais até serem atendidos, já que além da atenção voltada sobre o IPTU, outros atendimentos também são realizados, como pagamento de taxas e entre outros tributos.

Com o grande fluxo de pessoas nos últimos dias, a Secretaria de Finanças mudou a forma de trabalho com a distribuição de senhas para não deixar o contribuinte sem atendimento, ao todo são distribuídas 400 unidades diariamente. O número estipulado está de acordo com a capacidade de atendimento, tomando como base no levantamento da média diária dos últimos dias de grande movimentação.

Ao todo são 11 atendentes, o tempo de atendimento varia de acordo com o caso de cada contribuinte que vai em busca de pesquisa, sobre dívidas e cálculos para parcelamento. Há casos, segundo a coordenadora do setor, que ultrapassa 30 minutos o que acaba comprometendo o tempo de espera.

A Prefeitura reforça ainda que os contribuintes fiquem atentos ao prazo e quem não recebeu os carnês em casa deve se dirigir até a Secretaria de Finanças, no prédio dos Buritis ou no Shopping da Cidadania para retirar o boleto, podendo também imprimir no site da Prefeitura. Na página, o contribuinte precisa informar o número do cadastro imobiliário que pode ser encontrado no carnê do IPTU de 2013. (Secom Palmas)