Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A campanha de vacinação Antirrábica Animal 2014 teve início em todo o Tocantins e em Miracema a meta da Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação de Endemias é vacinar 2.632 cães urbanos, 1.943 da área rural, além de 704 gatos. Segundo a Semus, a cidade está abastecida com as vacinas e quase 6 mil serão distribuídas. 

Para atuar nesta campanha, a prefeitura mobilizou 40 agentes que vão atuar tanto na área urbana quanto na rural, a vacinação dos animais segue até o próximo dia 6 de julho e o dia “D” da imunização acontece no dia 24 de maio, sábado. Para isto, a gestão municipal montou um esquema estratégico, com 14 pontos espalhados pela cidade, que terão a capacidade de atender toda demanda do município. 

Além da Prefeitura Municipal de Miracema do Tocantins, também serão locais da campanha antirrábica, no dia “D”: Policlínica, P.S. Santos Dumont, P.S. Santa Filomena, P.S. Correntinho,P.S. Universitário, Colégio Onezina Bandeira, Colégio Vilmar Vasconcelos, Colégio Manoel Messias, Colégio Oscar Sardinha, Praça Mãe Domingas, Praça Derocy de Morais, Praça do Fórum, Hospital de referencia de Miracema, em frente ao laboratório.

Área Rural

Ainda de acordo com informações da Coordenação de Endemias, na área rural o trabalho será conduzido pelos Agentes Comunitário de Saúde - ACS, que vão percorrer os locais de 26 a 30 de maio, munidos da vacina e os insumos necessários para sua aplicação. 

O coordenador de endemias, enfermeiro Thiago Sabino, explicou que todos os servidores públicos que vão atuar na campanha receberam treinamento e orientações. “ Nossa meta é atingir um alto índice de adesão por parte da comunidade, contamos com a colaboração da sociedade. Pedimos que todos levem os cães e gatos para que a vacina seja aplicada”, salientou Sabino. 

A secretaria de saúde também vai trabalhar junto à comunidade materiais informativos sobre a Raiva e a importância de garantir a vacina do animal.

Sem contraindicação 

Não existem contraindicações para a vacina contra a raiva, animais a partir dos três meses de idade devem ser imunizados todo ano, não importando o fato de estarem gestantes, doentes ou amamentando.

Raiva

Raiva é uma infecção viral mortal que é transmitida principalmente por animais infectados. A raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo através de uma mordida ou pela pele rachada. O vírus viaja da ferida até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação. Essa inflamação leva aos sintomas da doença. A maioria dos casos de morte por raiva ocorre em crianças. 

Alguns Sintomas

O animal infectado não consegue beber água e nem se alimentar direito; - Agressividade além do normal; - Salivação excessiva. (Secom Miracema)