Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Antônio Gonçalves

Foto: Antônio Gonçalves

Mais de 60 atletas de todas as idades participaram na manhã deste sábado, 17, da Copa Palmas de Natação, realizada pela Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto) em parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer (Fundesportes), na piscina do colégio COC. O evento abriu as comemorações esportivas do aniversário de 25 anos da Cidade de Palmas.

As provas começaram por volta das 8 horas e entre os nadadores estavam três que fazem parte do programa Bolsa Atleta. Thiana Tiller, uma das bolsistas, não escondia a expectativa de cair na piscina. “Está tudo bem até agora, treinando muito. Agora é hora de ver o resultado, ver como está o meu tempo”, afirmou.

Thiana ficou em primeiro lugar da sua categoria nas três provas que disputou: peito, livre e revezamento. Mateus e Oseias, também do Bolsa, subiram ao pódio em três provas nas suas categorias e, com isso, a equipe do Bolsa Atleta conquistou o segundo lugar da classificação geral da competição. A equipe Apanat ficou em primeiro e o Sesi de Araguaína, em terceiro.

"Na Raia da Vitória" Outro destaque da Copa Palmas de Natação foi a participação dos atletas do projeto "Na Raia da Vitória", desenvolvido pela Faeto, em parceria com a Fundesportes. O projeto capta talentos da natação nas escolas da Capital e promove treinamentos específicos em polos na cidade. Segundo o presidente da Faeto, e professor de natação Luiz Roberto, a evolução dos atletas pôde ser observada na competição desta manhã. 

“Esta foi a segunda competição que os atletas do "Na Raia da Vitória" participaram e é visível o crescimento em quantidade de alunos e na qualidade deles. Estamos muito satisfeitos e vamos continuar trabalhando para que os resultados sejam cada vez melhores”, reforçou.

Ainda na programação de aniversário da Capital, a Faeto realiza segunda, 19, clínica de arbitragem nacional, e terça, 20, o Desafio 8k de natação, com largada às 8 horas, na Praia da Graciosa.

Sábado

Ainda neste sábado, serão realizadas a I Etapa do Campeonato Municipal de Kart, em Taquaruçu (a partir das 14 horas), o desafio de Triathlon, na Praia da Graciosa (a partir das 15 horas) e o Troféu 20 de Maio de BMX, no Parque Cesamar (a partir das 15 horas). (Secom Palmas)