Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os moradores de Palmas vão ter neste 20 de maio mais uma atração comemorativa pelo aniversário da Capital. Trata-se do desfile cívico-militar, que será realizado nesta próxima terça-feira, 20, a partir das 18h, na Avenida Tocantins, em Taquaralto. Com o tema “Palmas, 25 anos”, cerca de 1.500 alunos das redes municipal e estadual de ensino participam do evento. As unidades educacionais vão contar a trajetória histórica da Capital, desde o lançamento da pedra fundamental até as mais recentes conquistas da cidade. 

As escolas estaduais que participam do desfile são: Colégio São José, Escola Estadual Beira Rio, Escola Estadual Vila União, CGTI Raquel de Queiroz, Escola Maria dos Reis, Escola Liberdade, CEM Santa Rita e CEM Taquaralto. O desfile contará também com a presença de diversos parceiros, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil, o grupo de Desbravadores da Escola Adventista de Palmas, a Escolinha de Futebol da Fundação Municipal de Esportes e a Banda da Guarda Metropolitana. 

As escolas municipais vão contar a história de Palmas, desde o extinto povoado do Canela até os dias atuais. A Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello abrirá o desfile contando a história da construção de Palmas, as primeiras edificações, o extinto povoado do Canela e a chegada dos migrantes de várias partes do País. Em seguida, a ETI Padre Josimo Tavares entra na avenida com 150 alunos, abordando a evolução da educação da capital, a implantação das Escolas de Tempo Integral e os vários organismos que compõem o ambiente escolar.

Já a terceira escola a desfilar será a Escola Municipal Sávia Fernandes, cujos pelotões abordarão as escolas da infância, os Centros de Educação Infantil, as Escolas Empreendedoras e os programas em parceria com o Governo Federal, como o Mais Educação e Escola e Comunidade. A penúltima escola será a Escola Beatriz Rodrigues, que falará a paz nas escolas, respeito à diversidade e inclusão social. Para finalizar, a Escola Municipal Maria Júlia abordará o contexto atual da educação de Palmas e suas conquistas.

Para a secretária da Educação de Palmas, Berenice Barbosa, a expectativa é de que este momento festivo seja celebrado por toda comunidade. “Uma oportunidade para todos relembrarem os desafios vivenciados no inicio de Palmas, e uma realidade atual bem distinta, que mostra para todo o País que é possível fazer uma educação de qualidade”, comentou a secretária.