Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Valéria Kurovski

O festival cultural Talento no Campo – O Nosso Canto, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (Faet) nas exposições agropecuárias do Estado, chega à cidade de Miracema do Tocantins nesta próxima terça-feira, 20 de maio. O grupo musical Impacto Latino será a principal atração musical da noite na 33ª Exposição Agropecuária e Industrial de Miracema, no parque Capitão Vaqueiro. Mais de uma dezena de concorrentes já se inscreveram para o festival, que abre espaço para novos talentos da música local.

O festival cultural Talento no Campo – O Nosso Canto vai acontecer nas 36 cidades incluídas no calendário oficial de exposições agropecuárias em 2014 promovido pela Faet. A primeira cidade a sediar o festival foi Miranorte, no dia 29 de abril. No último dia 15, Formoso do Araguaia recebeu a competição musical e, no dia 16, foi a vez de Colmeia mostrar os talentos locais da música.

Colmeia

Com 14 candidatos inscritos, o festival em Colmeia teve como vencedora a cantora mirim Geovana Reis Moreira, de 14 anos, que interpretou a música Descansarei, de Jotta A., e surpreendeu o júri formado pelos músicos Chiquinho Xocolate, Paulinho Braga e Diego Sales. O segundo lugar foi para Wilton Guimarães, de Guaraí, que cantou Tantinho, de Daniel, e Leonardo Rodrigues, de Palmas, ficou em terceiro com a interpretação de Caso Indefinido, de Cristiano Araújo. Os três primeiros colocados recebem premiação em dinheiro, num total de R$ 1,5 mil por festival.

 Show

O público lotou o parque de exposições de Colmeia para assistir ao show de Genésio Tocantins e Grupo Pedra de Fogo, formada pelos músicos Manoel Siqueira (sanfona), Paulinho Braga (guitarra) e Rogério (baixista). O cantor e compositor Chiquinho Xocolate, filho de Colmeia, participou do show como convidado especial de Genésio. Com forró de primeira qualidade no repertório, os músicos fizeram o público dançar até as 3 horas da madrugada de sábado.

Apesar do horário, a festa continuou no mesmo pique, mas ao som do sertanejo da dupla local Diego Sales e Henrique e da cantora Dheiny Sousa, que seguraram o público na pista em frente ao palco além das 4 horas.

 Intercâmbio

Antes das apresentações, os concorrentes no festival tiveram a oportunidade de bater um papo descontraído com Genésio Tocantins. Atendendo a um dos propósitos do projeto Talento no Campo – O Nosso Canto, de promover integração entre músicos reconhecidos no cenário estadual e iniciantes na carreira artística, a minipalestra levou aos participantes de Colmeia um pouco da experiência de Genésio, que falou dos desafios da carreira e incentivou os novatos a investir em composições autorais, fortalecendo a produção musical local e valorizando a cultura tocantinense.

 Inédito

O projeto Talento no Campo – O Nosso Canto é uma ação inédita da Faet que abre espaço para o surgimento de novos talentos musicais no interior do Estado. Também tem o objetivo de promover intercâmbio entre músicos reconhecidos no cenário estadual e regional e cantores e compositores em início de carreira, com o intuito de fomentar a economia criativa e fortalecer a cadeia produtiva musical no Estado.

O projeto Talento no Campo – O Nosso Canto tem à frente da produção e execução os músicos Jorge Menares (diretor de produção) e Léo Pinheiro (diretor musical) e a jornalista Valéria Kurovski (direção executiva).